quarta-feira, 27 de maio de 2020

Por que Fazer Yoga?

A resposta curta é que a ioga faz você se sentir melhor. A prática de posturas, exercícios respiratórios e meditação torna você mais saudável de corpo, mente e alma.

O Yoga permite que você se concentre, relaxe e fique em forma, tudo ao mesmo tempo.
Para muitas pessoas isto é o suficiente. Mas isso não é tudo, se você estiver interessado.
Entenda, a ioga é excelente para o que te machuca.

Especificamente, pesquisas mostram que a ioga ajuda a controlar a:
  • Ansiedade Artrite
  • Asma
  • Dores nas costas
  • Pressão arterial
  • Síndrome do túnel do carpo
  • Fadiga crônica
  • Depressão
  • Diabetes
  • Epilepsia
  • Dores de cabeça
  • Doenças cardíacas
  • Esclerose múltipla
  • Estresse e outras condições e doenças.

Também, yoga:

  • Melhora o tônus muscular, flexibilidade, força e resistência
  • Reduz estresse e tensão
  • Fortalece a auto-estima
  • Melhora a concentração e a criatividade
  • Redução de gordura
  • Melhora a circulação
  • Estimula o sistema imunológico
  • Cria uma sensação de bem-estar e calma.
E é tudo sobre a superfície. Na verdade, a maioria dos benefícios mencionados acima são secundários ao propósito original do yoga.
Com origem na Índia, a ioga é uma prática espiritual que vem evoluindo há cerca de 5.000 anos.
Os primeiros iogues reagiram, em parte, à antiga religião védica indiana, que enfatizava os rituais. Os iogues queriam uma experiência espiritual direta, cara-a-cara, não um ritual simbólico.
Então eles desenvolveram a ioga. Yoga significa “união” em sânscrito, a língua clássica da Índia.
Segundo os iogues, a verdadeira felicidade, libertação e iluminação vêm da união com a consciência divina conhecida como Brahman, ou com Atman, o Eu transcendente.
As diversas práticas de yoga constituem uma metodologia para atingir esse objetivo.
Na hatha yoga, por exemplo, as posturas e exercícios respiratórios ajudam a purificar a mente, o corpo e o espírito para que o iogue possa alcançar a união.
Os exercícios de respiração Pranayama ajudam a limpar os nadis, ou canais, que carregam o prana, a força vital universal, permitindo que o prana flua livremente.
Quando os canais são abertos e o último chakra na base da coluna vertebral é aberto, a Kundalini sobe pela coluna vertebral, através do canal central chamado sushumna-nadi, e atinge o chakra da coroa.
Segundo a tradição, a libertação da Kundalini leva à iluminação e à união.

Se Você Fizer Ioga, Você Se Tornará Iluminado?

Bem… você poderia (é claro, poderia levar algumas vidas de prática diligente). Mas, então, talvez não.
Mas isso realmente não importa porque yoga é um processo, e há muito de bom a ser feito ao longo do caminho.

porque fazer yoga
  • E se você não acredita na discussão sobre a iluminação, a mente e tudo mais?
Isso também é bom. A ioga não discrimina. Mesmo que você não acredite no lado espiritual da vida, você pode fazer yoga.

Se a iluminação, nadis, prana e Kundalini são verdades literais, metáforas ou mitos é irrelevante.
Se você faz yoga, é provável que você sinta os efeitos psicofisiológicos.

Além disso, o conceito de união tem um significado muito realista. O Yoga nos ajuda a entrar em contato com o nosso verdadeiro eu.

Pode ser que no seu trabalho, com todas as exigências e stress no meio, seja fácil perder o contato com quem somos, aquela essência fundamental com a qual nascemos.

Quando corremos o dia, às vezes temos a impressão de que o “eu” interior é simplesmente o resultado das coisas que fazemos o dia todo – ou os efeitos que essas coisas têm sobre a nossa mente, corpo e alma.

Você já disse “estou com fome” ou “estou estressado”?

Nós nos identificamos com nossas condições. É como se “fome” ou “stress” fosse um nome (Olá, estou stressado, qual é o seu nome?).

Como resultado, nossas identidades mudam de acordo com nossos estados de espírito e condições.
Na realidade, porém, não somos as condições em que vivemos nem as coisas que fazemos. Não somos os nossos empregos ou as milhares de tarefas que compõem o nosso trabalho.

Nós não somos as sensações ou emoções que sentimos. Nós não somos o carro que dirigimos ou a casa em que vivemos. Nós não somos “a pessoa que tem que pagar as contas”. Nós não somos Sr. e Sra. Stress.

Tire as emoções, os sentimentos e as condições e, em algum lugar lá no fundo, você ainda está lá. Leve tudo isso embora e você vai descobrir quem você realmente é.
As técnicas desenvolvidas pelos iogues para transcender também nos ajudam a nos livrar das coisas que tentam nos definir mal: emoções, sentimentos, desejos, sucessos e fracassos da vida cotidiana.
Através da ioga, aprendemos a desenvolver uma maior consciência dos nossos estados físicos e psicológicos.
Assim, somos capazes de administrar melhor nossas reações aos pensamentos, sentimentos e reações que temos às diferentes situações que enfrentamos a cada dia.
Essa consciência é acompanhada pela sensibilidade e a capacidade de encontrar e remover os bloqueios físicos e psicológicos que muitas vezes nos impedem de realmente nos conhecermos a nós mesmos.
Nós não nos identificamos mais com nossas condições. Ao invés de dizer “estou estressado”, começamos a dizer “sinto estresse” ou “o estresse está presente”.

É uma diferença sutil, mas poderosa.

Ou melhor ainda, dizemos: “Estou sentindo ansiedade e medo, e isso está causando estresse, especialmente tensão no pescoço e no ombro”.

Então nós respiramos fundo para acalmar a ansiedade. Passamos pelos eventos que levam a esses sentimentos, e no processo perdemos o controle do nosso sistema nervoso. Nós relaxamos intencionalmente nossos ombros e pescoço para evitar que o estresse e a tensão se tornem um estado permanente.

O Yoga nos dá controle sobre nós mesmos. Ajuda-nos a superar as camadas de falsas identidades que surgem em resposta às nossas ações, experiências e sentimentos. Acalma o frenesi, limpa a bagunça e permite que nos reconectemos com nós mesmos.

Yoga é a união consigo mesmo. Ou, como Patanjali, um dos grandes sábios da ioga, disse:
Yogashcittavrittinirodhah (yoga alivia as flutuações da mente).

Tada drashthuh svarupe’ vasthanam (Então o verdadeiro eu aparece.)

No entanto, yoga não é uma questão de auto-absorção. Yoga é estar no mundo.

Apesar da maioria dos livros, vídeos e sites focarem em posturas de yoga, respiração e meditação, a tradição também enfatiza o amor, a compaixão, o conhecimento e a ação correta como caminhos para a união.

Se você busca a ioga como caminho espiritual ou por seus benefícios psicofisiológicos, a ioga é uma metodologia para desenvolver uma experiência mais profunda do seu ser e do mundo.
isso faz você se sentir muito bem.
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quinta-feira, 23 de abril de 2020

Qual é o Lado Certo de Um Tapete de Yoga?

Você faz um esforço exponencial para entrar em um estúdio de yoga e colocar um tapete de yoga, seja um que você encontrou escondido no seu armário ou um que você pediu emprestado.
Sente-se e espere que a aula comece.

Mas então você percebe quando outros entram e colocam seus tapetes de certa forma… você nem sabe se está colocando o tapete totalmente ao contrário do padrão.

É quase como o pesadelo de usar suas roupas de trás para frente ou calçar dois sapatos diferentes.
Se você não sabe como colocar o tapete corretamente, você parece um recém-chegado ao yoga.

Usar o lado errado do tapete também pode ter efeitos muito reais em sua prática.

Ao invés de proporcionar uma superfície pegajosa na qual se possa encontrar uma aderência, você acabará deslizando em posturas que nunca pensou.

Algumas pistas lhe dirão de que lado está “para cima” quando se trata de um tapete.
Se você tem um tapete novo, você deve saber que mesmo que você escolha o lado certo, ele pode escorregar um pouco por causa dos conservantes com que é revestido para evitar que ele apodreça na prateleira.

Um bom respingo de óleos essenciais, vinagre branco e água e diversos usos vão mantê-lo bastante eficiente.

O Lado do Nubbier

A maioria das esteiras pegajosas tem pequenos grãos na textura, que devem ser mantidos no lugar enquanto se equilibra em poses de árvore e lua crescente, entre outras.

Este é o lado que deve encarar seus pés. Mas esses detalhes geralmente só são encontradas em tapetes de PVC, uma substância semelhante ao vinil.

A maioria dos tapetes que você encontra são feitos deste material, mas se você escolher um tapete feito de um material natural como juta ou algodão, você deve confiar em outra nota referente ao lado que está virado para cima.

lado certo de tapete de yoga ou ioga
Se os dois lados do tapete estiverem desiguais, procure o lado com os solavancos mais pronunciados, pois este é provavelmente o lado que deveria estar virado para cima.

A exceção a esta regra são tapetes com um lado tipo toalha feitos de microfibra e um lado clássico, nublado, tipo borracha.

Estes são projetados para que você possa praticar neles com a toalha para cima – você pode precisar borrifar um pouco de água neles para iniciar a aderência.

Se você colocar a toalha em algo que não seja um tapete com o lado da toalha para baixo, você vai escorregar e o tapete vai se esticar incontrolavelmente durante o treino. Você poderia escolher aquele tapete para uma aula de ioga quente.

Um Lado Mais Brilhante

Alguns tapetes de yoga, que são feitos de uma combinação de poliuretano, borracha e látex, são livres de nós – o material em si é antiderrapante.

Normalmente estes tapetes têm um lado mais brilhante, que deve ficar virado para cima quando se pratica.

Algumas empresas oferecem um tapete reversível que pode ser usado de ambos os lados, dependendo do exercício.

Uma oferece mais propriedades de dissipação de suor para uma classe quente e a outra oferece um pouco mais de conforto para uma sessão mais suave.

Você pode perguntar ao vendedor ou simplesmente experimentar com que lado você prefere para o seu estilo de prática.

Página Com Logotipo ou Etiqueta

Se você tiver um tapete de yoga de marca, olhe para o rótulo ou logotipo para indicar qual lado deve ficar virado para cima. Este é geralmente um pequeno quadrado de tecido ou um carimbo no canto do tapete.

Outros tapetes de yoga têm um desenho ou padrão brilhante na superfície que indica qual lado deve ficar virado para cima.

Lado Desgastado

Se você pegar um tapete emprestado de um estúdio, provavelmente não é a primeira vez que ele é emprestado.
Dê uma olhada na superfície do tapete e você poderá notar áreas desgastadas onde as mãos e os pés das pessoas se esfregaram juntos.
“desgaste” lhe diz qual lado é melhor colocado nas suas costas e lhe dá uma aderência.
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terça-feira, 31 de março de 2020

Yoga para Idosos

Na cultura popular de hoje, fitness é definido em termos bastante restritos.

Nós tendemos a ver a aptidão principalmente como uma busca estética. É uma boa aparência!
Alguns focam em “aptidão funcional” e “movimento funcional” foram introduzidos na última década, mas mesmo essas abordagens de aptidão tendem a existir um pouco distante do contexto real de nossas vidas.

Por exemplo, uma aula de fitness funcional na academia não enfatiza outros aspectos essenciais do bem-estar, como relacionamentos pessoais, auto-introspecção e, ironicamente, saúde física.

(Lesões por esforço repetitivo provocam danos a alguém?) As inadequações do paradigma de condicionamento físico são particularmente verdadeiras para os idosos, que estão em uma fase da vida que não se alinha ao desempenho e às abordagens esteticamente orientadas a objetivos.

À medida que a expectativa de vida aumenta globalmente, grande parte da população mundial está entrando na terceira idade, e os idosos estão alavancando sua influência para estabelecer seu bem-estar como elemento fixo no cenário social.

Sabendo das deficiências das abordagens tradicionais de condicionamento físico, os idosos estão procurando metodologias que adotam uma abordagem integrada ao condicionamento físico; aqueles que apreciam o indivíduo como um ser completo e complexo e enfatizam a qualidade de vida e a saúde em geral.

Como muitos já descobriram, o yoga se encaixa perfeitamente.

Ioga: Uma Prática Holística Com Resultados Extraordinários

O yoga é uma prática holística que combina poses físicas (asana) com atenção plena, técnicas de respiração e meditação.

A combinação dessas práticas proporciona a mobilidade funcional, a autodescoberta e ajuda a reequilibrar o sistema nervoso.

Por séculos, os praticantes de yoga atestam os benefícios dessa prática milenar.

Ainda que esses relatórios anedóticos sejam convincentes, a ciência moderna agora é capaz de validar tais afirmações.

A pesquisa sobre yoga é preliminar, no entanto, estudos iniciais descobriram uma prática de yoga que se correlaciona positivamente com o bem-estar físico e mental.

É incontroverso que o yoga possa melhorar a força, a flexibilidade e a resistência, porém os estudos também descobriram que a prática regular pode ajudar:
  • Diminui o risco de doença cardiovascular
  • Recuperação de derrames e cirurgia
  • Previne quedas
  • Controla artrite, dor e inflamação
  • Controla diabetes
  • Controla problemas digestivos como IBS
  • Melhora a qualidade do sono
  • Facilita o processo de luto
  • Controla depressão e ansiedade

beneficios do yoga para idosos
Quando consideramos todos esses benefícios como um todo, não surpreende que diversos estudos mostram que a prática de ioga melhora de forma mensurável a sensação de bem-estar auto-relatada pelos idosos.

Embora alguns dos benefícios desta lista possam ser derivados de outros programas de condicionamento físico, o yoga supera outros exercícios em diversas métricas importantes.

Por exemplo, um estudo constatou que os idosos designados para uma prática de ioga experimentaram maiores melhorias na regulação dos sentimentos de raiva e ansiedade, bem como elevação da sensação de bem-estar e auto-eficácia do que aqueles em um grupo de controle de exercícios.

Isso não quer dizer que correr ou levantar pesos não seja benéfico, porém, parece que o yoga é único em seu escopo e sua capacidade de abordar um amplo espectro de indicadores de bem-estar.

O Ioga é Para Você Também

Como o yoga não é uma prática puramente física, há flexibilidade para adaptar a prática às necessidades da pessoa.
Este é um fator importante pelo qual o yoga se tornou tão popular entre os idosos.
As práticas de yoga mudam desde o exigente Power e Ashtanga, até o Yin e a cadeira de yoga.
Também engloba exercícios de respiração e meditação conscientes, dando opções práticas adequadas para pessoas com mobilidade reduzida.
Diversos instrutores desenvolveram práticas específicas para os idosos e a comunidade científica auxiliou nesse sentido, elaborando estudos que identificam poses e técnicas adequadas às necessidades e órgãos dos idosos.
Em suma, existe uma prática de ioga disponível para você, independentemente da sua idade ou de suas limitações físicas.

Comece a Praticar

Se você é um idoso e está interessado em experimentar ioga, sugiro iniciar com uma aula de ioga suave.
É muito importante também, consultar seu médico antes de começar um novo programa de exercícios, principalmente se você tiver grandes problemas de saúde ou lesões.

O yoga online é uma ótima oportunidade para iniciantes, mas, dependendo da sua capacidade física, você pode praticar, pelo menos inicialmente, em uma sala de aula supervisionada.

À medida que você ganha força e flexibilidade e começa a se sentir confortável com as diversas poses, você pode ir avançado para níveis para complexos.

E lembre-se: poses de ioga nunca devem doer. Saia de uma pose se estiver causando alguma dor. Se sentir dor, pare imediatamente.

Espero que você tenha gostado desse artigo. Gratidão!
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segunda-feira, 16 de março de 2020

13 Mantras de Yoga Para Memorizar

Você certamente já presenciou momentos de cantos em sala de aula, certo?
Veja agora os 13 mantras clássicos do yoga em sânscrito e Gurmukhi que você pode começar a praticar.

Ler mantras em sânscrito, a língua antiga da Índia, certamente pode ser desafiador.
(Como exatamente você pronuncia śāntiḥ?) Gurmukhi, um script sagrado usado na Kundalini Yoga , é mais direto que o sânscrito, porém, também pode parecer um desafio, no início.

 A boa notícia: você não necessita memorizar um mantra longo para obter resultados positivos. Até mantras de uma única palavra – como Om – podem ser muito poderosos.

Imagine um mantra como um instrumento mental que equilibra  sua prática de ioga.

Cultivar uma presença sônica pode ser libertador de certa maneira, à medida que você experimenta a natureza numinosa do som.

Diz-se que cada chakra possui uma vibração específica e certos mantras podem ressoar e harmonizar essa energia.

Embora recitar um mantra antes ou depois de pisar no tapete possa melhorar sua prática, você não necessita estar no modo de ioga para cantar. Os mantras são uma ferramenta de ioga que você pode utilizar para acalmar sua mente em qualquer lugar, a qualquer instante.

Sentindo-se estressado, solitário, ansioso, animado? Escolha uma palavra, frase ou invocação e cante de uma forma que funcione para você: em voz alta, suave ou até internamente.

Para colher o máximo de benefícios, mantras mais curtos precisam ser cantados 108 vezes e mantras mais longos podem ser repetidos até três vezes.

De qualquer maneira, separe alguns minutos para focar sua atenção no som.

Se você não possui um professor de ioga para lhe dizer o que precisa, certamente essa lista de 13 mantras essenciais  vão te ajudar nessa jornada.

Veja agora os 13 Mantras e Cânticos Yoga

O Mantra: Om

Pronúncia: AUM
Por que cantar?
Diz-se que Om é o primeiro som ouvido na criação do universo.
Quando cada sílaba é pronunciada completamente, você deve sentir a energia do som saindo do seu assoalho pélvico até o topo da cabeça.

Diz-se que o som de zumbido do Om desbloqueia o chakra da garganta, o que pode levar a uma comunicação mais sintonizada com os outros.

O Mantra: Shanti Mantra, Um Cântico Pela Paz

Pronúncia:
sarvesham svastir bhavatu
Sarvesham Shantir Bhavatu
Sarvesham Purnam Bhavatu
Sarvesham Mangalam Bhavatu
Tradução:
Que haja bem-estar para todos,
Que haja paz para todos.
Que haja totalidade para todos,
Que haja felicidade para todos.
Versão curta:
O mantra: Om śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ
Pronúncia: AUM Shanti Shanti Shanti
Tradução: Om Paz Paz  Paz

O Mantra: Gayatri Mantra

Pronúncia:
Om bhur bhuvah svah
Tat savitur varenyam
Bhargo devasya dhimahi
Dhiyo yo nah prachodayat
Tradução:
Terra, céu, todo o meio.
O excelente poder divino do sol.
Que possamos contemplar o esplendor daquele deus,
Que isso inspire nossa compreensão.

O Mantra: Invocação a Ganesha


mantra yoga ganesha
Pronúncia:
Om gam ganapataye namah
Vakra-tunda maha-kaya surya-koti-sama-prabha
Nirvighnam kuru me deva sarva-karyeshu sarva-da
Tradução:
Saudações a Ganesha.
Ó Ganesha, deus com um tronco curvado, de grande estatura,
Cujo brilho é igual a dez milhões de sóis.
Conceda-me liberdade dos obstáculos,
Em todas as coisas, em todos os momentos.
Por que cantar:
Ganesha é o deus da sabedoria e do sucesso, o removedor de obstáculos

O Mantra: Invocação a Patanjali, Autor do Yoga Sutra

Pronúncia:
Yogena chittasya padena vacham malam sharirasya cha vaidyakena
Yo ‘pakarottam pravaram muninam patanjalim pranjalir anato’ smi
Tradução:
Com as palmas das mãos dobradas,
Me curvo respeitosamente a Patanjali, o melhor dos sábios,
Que dissipa as impurezas da mente com o Yoga,
Da fala através da gramática e do corpo por meio da medicina.
Por que cantar:

Este canto que invoca Patanjali, um dos ancestrais ​​da tradição do yoga, é frequentemente cantado no começo das aulas de Iyengar Yoga ou como uma introdução ao canto do Sutra do Yoga.
Experimente no início de sua prática como uma forma de honrar a tradição antiga e agradecer à linhagem de professores.

Este canto também nos recorda que o yoga se destina a purificar a mente, enquanto a medicina ayurvédica pode curar o corpo e que nossa fala (e também nossa respiração) é fundamental.

O Mantra: Mangala Mantra

Pronúncia:
Svasti prajabhyah paripalayantam nyayena margena mahim mahishah
Gobrahmanebhyah shubham astu nityam lokah samastah sukhino bhavantu
Tradução:
Que os governantes da terra protejam o bem-estar do povo,
Com justiça, pelo caminho correto.
Que sempre haja boa sorte para todos os seres vivos.
Que todos os habitantes do mundo sejam cheios de felicidade.
Por que cantar:
Representa auspiciosidade e boa sorte para todos. Se você costuma dedicar sua prática ou meditação a alguém, essa é para você.

O Mantra: Um Canto Dos Upanishads


mantra yoga canto dos Upanishads
Uma coleção de antigos textos filosóficos e religiosos indianos
Tradução:
Que juntos possamos ser protegidos,
Que juntos possamos ser nutridos.
Que possamos trabalhar juntos com vigor, que
nosso estudo seja esclarecedor.
Que estejamos livres da discórdia.
OM Paz, Paz, Paz!
Por que cantar:
Esse mantra é normalmente recitado no começo de um estudo ou empreendimento conjunto, tornando-o uma boa opção para qualquer coisa, desde ancorar uma prática de yoga até abraçar uma nova oportunidade, seja um trabalho ou um relacionamento.

O Mantra: Um Canto do Brihadaranyaka Upanishad,

Esse é um dos textos sânscritos mais antigos
Pronúncia:
Asato ma sad gamaya
Tamaso ma jyotir gamaya
Mrityor ma Amritam gamaya
Tradução:
Do irreal ao real, conduza-me.
Das trevas para a Luz, me guie.
Da morte à imortalidade, me leve.
Por que cantar:
Representa paz e liberdade.
Como bem sabemos, a liberdade pode significar coisas bem distintas de pessoa para pessoa, porém compreendê-la, mesmo pelas extremidades, pode dar uma sensação de leveza incrível.

O Mantra: A invocação Inicial do Isha Upanishad

Um texto em sânscrito que mergulha no conhecimento do Eu Interior.
Pronúncia:
Purnam adah purnam idam purnat purnam udachyate
Purnasya purnam adaya purnam evavashishyate
Tradução:
Isso é Inteiro. Isto é Inteiro.
O Todo surge do Todo.
Tendo tomado o Todo do Todo,
somente o Todo permanece.
Por que cantar:
Esta passagem expressa a ideia fundamental de que o Um e o Muitos são iguais; o visível e o invisível, o microcosmo e o macrocosmo são ambos o Todo.
Ou seja – nós somos um. Quando você se sente sozinho ou incompreendido, esse mantra pode ajudá-lo a reorientar seus pensamentos.

O Mantra: Sat Nam

Pronúncia: Saaaaaaaat  Nam
* Sat é estendido oito vezes mais que Nam. Se você verdadeiramente deseja que o mantra irradie da base da coluna para o centro da cabeça, faça o  Sat  35 vezes mais que o Nam .
Tradução:
Verdade é o meu nome.
Por que cantar:
Usado na prática de Kundalini Yoga, Sat Nam pode ser uma forma de encontrar sua intuição. O mantra de Gurmukhi também faz parte da meditação de Sat Kriya, que diz revigorar a energia sexual se praticada diariamente por pelo menos 3 minutos.

O Mantra: Adi Mantra (Ong Namo Guru Dav Namo) (de Gurmukhi)

Pronúncia:
Oong namo
Gurudav namo
Tradução:
Eu me curvo à energia criativa do infinito.
Eu me curvo ao canal divino da sabedoria.
Por que cantar:
Este mantra Gurmukhi abre o canal de comunicação entre o aluno e o professor Divino.
Interessante pensar que isso também nos abre para novos empreendimentos e dá forças para tentar algo novo.

O Mantra: Siri Gaitri Mantra

Pronúncia:
Ra Ma Da Sa Sa Diga So Hung
Tradução:
Sol, Lua, Terra, Infinito, Tudo o que há no infinito, eu sou Ti.
Por que cantar:
Utilizado como meditação restauradora para enviar energia de cura para nós e para os outros.
No Kundalini Yoga, a pose para esta meditação é tão importante quanto o som.
Sente-se confortavelmente com os cotovelos dobrados e dobrados firmemente ao lado da caixa torácica, os antebraços estendidos para fora perpendicularmente, com as palmas voltadas para cima.

O Mantra: Neti-Neti

Pronúncia: Neti neti
Tradução: Não é isso, não é isso.
Por que cantar:
A frase é uma formar de refutar algo – sejam palavras duras ou uma situação em sua vida que você gostaria de mudar.
Gratidão por você ter acompanhado até o final e espero de coração, que tenha tido alguma utilidade para você.
Conheça também o curso de yoga online clicando na imagem na lateral (se você estiver no desktop) ou no final da página (se estiver no smartphone).
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