2 Aulas de Yoga Grátis

ebook de yoga ou ioga

O que é Mokṣa na Yoga? Definição para iniciantes

 Você sabe o que é Moksa na Yoga?

Mais um termo importante da prática a se conhecer, principalmente para quem deseja ter a Yoga como uma filosofia de vida.

Como já deve saber, nós trabalhamos para dar a você todo o conhecimento que precisa para se sentir familiarizado com a Yoga.

Se você ouviu a expressão Moksa e ficou na dúvida sobre o que isso quer dizer, leia este artigo para saber o que é Moksa e como alcançar este estágio máximo da Yoga.


O que é Moksa?

Moksa é uma forma de Yoga fundada em 2004, por dois professores canadenses de Yoga, Ted Grand e Jessica Robertson.

Apelidado de “Yoga quente” essa é uma forma vigorosa de Yoga por exercício realizado em um estúdio aquecido. Embora conhecido como Moksa Yoga no Canadá, é chamado “Modo Yoga” nos Estados Unidos e no resto do mundo.

Yoga Moksa inclui mais de 40 posturas diferentes com base na Yoga tradicional. Oferece exercícios cardiovasculares, mas reduz o estresse ao acalmar a mente.

Acredita-se que a sala aquecida desintoxica o corpo por meio do suor e relaxa os músculos para um alongamento seguro.

O sentido da Moksa é obter a consciência de ser livre. Mesmo enquanto estiver vivendo, a consciência de “eu sou livre” você deve estar sempre presente.

Particularidade da Yoga Moksa

Ao contrário da forma popular de Yoga conhecida como Bikram Yoga, a Yoga Moksa é improvisada, portanto as aulas variam.

As opções incluem fluxo Moksa (vinyasa), aulas silenciosas, aulas de música, aulas básicas de Ashtanga e até aulas de meditação e movimento.

Moksa yoga é mais do que exercício e se expande a um aspecto da responsabilidade social.

Cada estúdio de Yoga que pratica Moksa Yoga se compromete a oferecer de uma a três aulas com desconto (chamadas aulas de carma) por semana, com os lucros indo para organizações que apoiam a sustentabilidade, saúde holística e direitos humanos.

Dois estágios de Moksa (libertação)

Existem dois estágios de Moksa.

O primeiro estágio de Moksa pode ser experimentado mesmo nesta vida, mas somente depois de obter a Autorrealização de um Gnani Purush vivo (Autorrealizado).

Neste estágio de Moksa, você vive uma sensação de liberdade da infelicidade mesmo nesta vida.

O segundo estágio de Moksa é alcançado quando você se torna livre de todos os seus karmas, isto é: liberdade de todo apego aos átomos terrenos.

Nenhum único átomo permanece ligado à sua alma. Para alcançar este estágio, você precisa ter a experiência total e completa da alma em sua última vida e estar em um corpo humano.

É somente com este corpo que pode ver todo o universo, incluindo todo e cada átomo dele e então alcançar a salvação final.

Depois de ter todas essas experiências, aí você vai para Moksa, Siddha Kshetra (a morada permanente das Almas absolutamente liberadas).

Como atingir o Moksa (libertação)?

Salvação não está no conhecimento das escrituras; mas no Gnan (Conhecimento) experiencial.

A experiência do Gnan só pode ser obtida do Gnani Purush (Autorrealizado), que é a personificação da experiência absoluta do Ser.

No hinduísmo, a autorrealização é a chave para a obtenção de Moksa.

O hindu é aquele que pratica uma ou mais formas de Yoga – Bhakti e Karma e Jnana e Raja – sabendo que Deus é ilimitado e existe em muitas formas diferentes, pessoais e impessoais.

Não são consideradas quatro Yogas (disciplinas) ou Margas (caminhos) para a realização de Moksha.

Estes são:

  • Trabalhar para o Supremo (Karma Yoga)
  • Percebendo o Supremo (Jñana Yoga)
  • Meditar no Supremo (Raja Yoga)
  • Servir o Supremo, em amorosa devoção (Bhakti Yoga)

Como você pode saber se alcançou Moksa (liberação) ou não?

Quando você se torna livre da autoignorância, então alcança o estágio, que é livre de toda a infelicidade.

Nesse estágio, perceberá que está fazendo algo diferente com a sua vida do que antes da Autorrealização.

Desta experiência, poderá ver seus próprios erros e esta é a prova de que você alcançou o primeiro estágio de Moksa, como uma alma que desperta e é imparcial.

Uma vez que tenha alcançado a liberação e ido para a Siddha Kshetra (a morada permanente das Almas absolutamente liberadas).

Voce saberá que alcançou o Moksa quando sentir que você permanece na infinita bem-aventurança do Ser enquanto é aquele que Conhece e Vê todo o universo.

Incluindo o plano de existência dos humanos, animais, plantas e outras formas de vida, o mundo celestial e o reino da existência dos seres infernais.

Conclusão

Saber o que é Moksa vai ajudar você nessa caminhada que decidiu traçar em sua vida com a prática da Yoga.

Perceba que, a cada termo aprendido na Yoga, uma lição.

A libertação e o desapego da matéria são os principais fundamentos do Moksa e é preciso um pouco de paciência da sua parte até chegar a este estágio.

Agora que conhece um pouco mais sobre isso, converse com seu professor e expanda o seu conhecimento.

Mais uma vez gratidão pela sua existência e oportunidade de estar aqui.

Compartilhe este artigo com seus colegas de Yoga!

Até a próxima!

Leia também

Asana supta baddha konasana: postura da borboleta reclinada

A asana supta baddha konasana traduzida como a postura da borboleta (ou deusa) reclinada é uma das asanas de yoga mais relaxantes e tranquil...