2 Aulas de Yoga Grátis

ebook de yoga ou ioga

Namastê: O Que Significa e Qual Sua Origem? WEB

Namastê: O Que Significa e Qual Sua Origem?

 A origem da palavra Namastê remonta ao tempo da cultura hindu ancestral na Índia! Esta declaração indiana vem do sânscrito, uma das línguas faladas durante esta era distante. De forma bem resumida, o sânscrito é uma língua antiga, originária dos Vedas (textos sagrados védicos, que são escritos religiosos budistas e hindus). Nos dias atuais, acontece que essa saudação é particularmente usada na Índia e no Nepal, embora cada vez mais repetida no Ocidente. Também é considerado um mantra no hinduísmo.

Muitas vezes, ouvimos o professor de yoga dizer a expressão hindu “Namastê”, acompanhada de um gesto de saudação.

No início ou no final da sessão, essa palavra é usada sistematicamente, mas, infelizmente, na maioria das vezes, poucas pessoas sabem o verdadeiro significado.

Para ajudar você a entender mais sobre o significado de Namastê, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!


Qual a Origem de Namastê?

Você sabia que sua origem remonta ao tempo da cultura hindu ancestral na ÍndiaEsta declaração indiana vem do sânscrito, uma das línguas faladas durante esta era distante.

Simplificando, o sânscrito é, portanto, uma língua antiga, originária dos Vedas (textos sagrados védicos, que são escritos religiosos budistas e hindus).

Hoje, acontece que essa saudação é particularmente usada na Índia e no Nepal, embora cada vez mais repetida no Ocidente. Também é considerado um mantra no hinduísmo.

O Que Significa Namastê?

Muito simplesmente, em sânscrito, Namastê literalmente corresponde a uma palavra em 3 sílabas:
• Nama, que significa “curvar-se”
• s significa “eu”
• te se traduz como “você”.

Concretamente, podemos, portanto, concluir que esta expressão significa: “Eu me curvo a você”. É simples assim!

Em geral, o significado da palavra e do gesto Namastê é claramente espiritual. A religião budista e hindu destaca a presença de uma luz divina em cada um de nós.

Portanto, é usado como um gesto de gratidão que equivale a uma frase do tipo: “A luz que está em mim reconhece e saúda a luz que está em você”.

Além de uma simples saudação para dizer olá ou adeus, também é um profundo agradecimento e uma marca de respeito que pedimos ou testemunhamos.



Namastê Como Uma Saudação

Os hindus usam a palavra Namastê como forma de saudação, no início e final de uma conversa, como “olá” e “adeus”, geralmente juntando as palmas das mãos na forma de oração, colocando-as no centro do peito.

É comumente usado no sul da Ásia, especialmente em países como Índia e Nepal.

“Namastê” é, neste caso, uma saudação ou uma despedida de cortesia e respeito.

Embora no mundo ocidental, “Namastê” seja geralmente dito em conjunto com o gesto, na Índia entende-se que o gesto por si só significa Namastê, portanto, é desnecessário dizer a palavra enquanto se curva.

Na yoga, o Namastê é usado no início ou no final da aula, juntando as mãos na frente do coração ou na testa inclinando a cabeça em uma atitude de humildade na frente do outro. É assim que um professor e seus alunos se despedem como um sinal de respeito pela prática de yoga.

Como Fazer a Saudação Namastê?

Juntamos as mãos na altura do peito, fechamos os olhos e inclinamos a cabeça.

Outra maneira de fazer essa saudação é juntar as duas mãos na frente da testa inclinando a cabeça e depois abaixando as mãos para o coração. Esta é uma forma especial de profundo respeito.

Mas Namastê é muito mais do que uma saudação, representa uma filosofia de vida e tem um significado espiritual profundo. É reconhecer e honrar quem somos e ver no outro.

O gesto Namastê representa a crença de que há uma “centelha divina” em cada um de nós que está localizada em nosso coração.

O gesto é uma expressão da alma de um para a alma do outro. Reconhecendo essa unidade com a união das palmas das mãos, honramos a Deus na pessoa que estamos cumprimentando.

Comparação de Namastê com aperto de mão

No Brasil, apertos de mão são os mais comuns como saudação.

Apertar as mãos é um gesto extremamente íntimo, mas Namastê pode ser usado de forma mais universal.

O gesto de Namastê pode ser feito diante de Deus e diante de cada ser humano. Você não aperta a mão de Deus.

Um rei, presidente ou orador pode receber pessoalmente um grande número de pessoas com Namastê. O mesmo gesto permanece se o rei recebe um único visitante ou milhares.

Namastê e o aperto de mão são expressões de que as contrapartes estão desarmadas e não mostram intenção maliciosa. A mão estendida do aperto de mão ou as palmas das mãos dobradas de Namastê mostram à outra pessoa que as pessoas vêm em paz.


Namastê e a Importância Para a Ioga

Yoga enriquece a vida de muitos. Além da respeitosa saudação e despedida, Namastê tem um significado mais profundo para yoga e meditação.

Nós agrupamos nossa energia em nossos corações, despertamos o divino em nós e concentramos nossa consciência em nosso centro. Nosso corpo e mente devem estar completamente equilibrados.

Quando dobramos suavemente as mãos para o Namastê, conectamos os hemisférios direito e esquerdo do cérebro ao mesmo tempo. Somente assim podemos reunir toda a nossa energia.

Se a yoga é praticada em grupo, o gesto representa a unidade que forma o grupo. O Namastê cria uma conexão que nos faz lembrar do ser humano. Seja iniciante, avançado ou especialista em yoga: todos são iguais e conectados em um nível mais alto.

Talvez você mesmo já tenha experimentado a mudança. Quando você fizer o gesto para se despedir, em respeito um pelo outro ou para agradecer no final da prática de yoga, você notará como a energia se desenvolveu.

Você é equilibrado, cheio de energia e satisfação.

  • Gostou de saber mais sobre o significado de Namastê?
  • Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!


Leia também

Asana supta baddha konasana: postura da borboleta reclinada

A asana supta baddha konasana traduzida como a postura da borboleta (ou deusa) reclinada é uma das asanas de yoga mais relaxantes e tranquil...