Dharma Mittra descobriu com Sri Swami Kailashananda, isto é, Yogi Gupta, que foi um dos enormes sábios da Índia moderna e um mestre completo de todas os 9 caminhos do yoga:
Hatha
- Raja
- Kriya
- Jnana
- Japa
- Yantra
- Laya
- Kundalini
- Bhakti Yoga
Sri Dharma vez ou outra conta o dia em que ele confessou ao seu Guru que ele estava frequentemente tentando copiá-lo fisicamente, mentalmente e espiritualmente.
Yogi Gupta olhou para ele e apontou o dedo e falou: “É isso, meu filho – esse é o truque!
Dharma Yoga Center
No momento em que ganhou as bênçãos do seu Guru para partir em 1975, Sri Dharma Mittra, que se encontrava ensinando desde 1967, inaugurou o Dharma Yoga Center em Nova York (DYCNYC).O DYCNYC atualmente se encontra na 23ª e 6ª avenida e é um templo para o corpo, mente e alma.
Acho muito interessante que os iogues que visitam Nova York, qualquer que seja o estilo de yoga que pratiquem, vá ao Centro e tenha uma experiência direta de praticar e aprender com Sri Dharma Mittra e a equipe de instrutores de lá.
O Dharma Yoga possui raízes nos nove caminhos do yoga citados acima, mas em essência é um sistema de Hatha-Raja Yoga clássico. Ele foca nos Oito Caminhos do Yoga do sistema Ashtanga Yoga de Patanjali e destaca os Yamas e Niyamas .
Sri Dharma Mittra “Sem Yama e Niyama, não existe Yoga. ” “Todos os seres vivos temem a violência. ”
O Conceito de Ahimsa Para Sri Dharma Mittra
O Dharma Yoga é fundamentado no Ahimsa – não violência ou amor: amor por nós mesmos, pelos outros, que envolve todos os seres vivos e se estende além dos nossos animais de estimação!Sri Dharma Mittra é um defensor engajado do veganismo. Porém, ele nunca impõe ideias ou pontos de vista. Ele categoria Ahimsa como não perturbando o conforto de ninguém, mas sim respeitando a todos. Todos avançam no caminho em seu próprio ritmo.
Apenas quando estamos firmemente estabelecidos em Ahimsa é que experimentamos o que Sri Dharma Mittra chama de o atributo mais essencial: compaixão.
A forma mais elevada de compaixão é nos enxergarmos nos outros. Este é um sinal do início da auto-realização. E o foco do Yoga é a auto realização: se conscientizar de que não somos o corpo, não somos a mente, mas uma porção de Deus ou do Ser Supremo, deitado no lado direito do coração, o mesmo em todos os corações.
O Dharma Yoga une diversos ensinamentos para aproximar todos os praticantes do objetivo da auto-realização.
“ Não ensinar várias posturas, somente as principais e mantenha-os por um longo período. ”
“ Você precisa levar a sério sua prática! ” no diz Sri Dharma Mittra.
A Prática do Asana
O Dharma Yoga como uma prática de asana é uma prática elegante e desafiadora. É um desafio, pois estimula a trabalhar em direção às poses completas “com determinação arraigada”.Grande parte das poses é feita por um período mais prolongado do que nas práticas vinyasa, o que envolve um nível de dificuldade. Porém, ainda pode ser uma prática dinâmica.
Os praticantes são desafiados a entrar e sair das posturas graciosamente, como um dançarino.
O movimento unificado é essencial: caminhar juntos para criar uma mente comum ou consciência unificada. De tal forma, os alunos se apoiam psiquicamente.
É uma prática completa que se concentra nas principais poses de Yoga, uma das mais essenciais, para Sri Dharma Mittra, é o rei das poses, Sirsasana – headstand.
O Dharma Yoga envolve diversas variações da pose e cada aula inclui várias delas. Sri Dharma Mittra é conhecido por ficar de cabeça para baixo sem apoio das mãos – Niralamba Sirsasana !
Os instrutores são motivados a fornecer somente dicas importantes para cada pose e permitir que os alunos busquem sua própria prática, deixando espaço e silêncio na sala às vezes, para permitir que os alunos mergulhem em sua prática.
Outra questão interessante é que sempre lideramos com o lado esquerdo do corpo, exceto em reviravoltas, para o qual iniciamos do lado direito.
Uma Prática Devocional
Por fim e muito importante, o Dharma Yoga é uma prática devocional. Sri Dharma Mittra está sempre nos lembrando dos ensinamentos do Bhagavad Gita, que a maneira mais elevada de prática espiritual não é meditação, mas renunciar ao fruto de nossa ação.Isso também é válida para a prática do asana. Os Sadhakas (aspirantes espirituais) são estimulados a oferecer todas as poses ao Ser Supremo, indo além da expectativa de resultados.
A prática do asana, portanto, vira Karma Yoga.
Isso também está em sintonia com o último Niyama , Isvara Pranidhana , rendendo-se ao Divino.
Essa rendição nos dá a possibilidade de experimentar uma liberação em cada postura que pode nos dar um gostinho da meditação na prática do asana.
“ Essas posturas não têm relação alguma com meditação e iluminação. ” diz Sri Dharma Mittra
Para ele Sri Dharma Mittra, a prática do asana é proporcionar “saúde radiante”, força física e livrar-se de todas as doenças.
Estimula as glândulas e pode permitir-nos acessar o corpo astral, concentrando-se em pontos específicos do corpo.
Eles purificam o corpo e ajudam a relaxar a mente. Porém os asanas são somente uma preparação para meditação. Eles não são um fim em si mesmos.
Se o tempo permitir, as aulas de Dharma Yoga envolvem pranayama ou exercícios respiratórios, outra ferramenta para se preparar para a meditação. E toda aula finaliza com uma rápida meditação.
O Que é Yoga Para Sri Dharma Mittra
Quando questionado o que Yoga significa para ele, Sri Dharma Mittra respondeu o seguinte:
“ Yoga significa: após o estabelecimento da mente em silêncio por meio da prática de técnicas de yoga, como manter yama e niyama, ser sempre extremamente compassivo com todos, por meio da rendição total do ego, ser dotado de autoconhecimento, envolver-se em várias reflexões e, finalmente, repousando a mente em Brahman, o Todo-Poderoso, por um longo tempo, a alma individual se torna uma com a Alma Universal. Esta união divina é yoga. Todas as técnicas são apenas preparativos. “
Uma bela definição do Dharma Yoga que achei foi retirada do site do Dharma Yoga Center. O Dharma Yoga é “uma prática devocional que enfatiza a boa saúde, uma mente clara e um coração bondoso”.
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