2 Aulas de Yoga Grátis

ebook de yoga ou ioga

Ashtanga Yoga

Ashtanga Yoga é um tipo de yoga que foi desenvolvido e fundado por K. Pattabhi Jois.

Este tipo de yoga é conhecido como Os Oito Membros do Yoga, que foi baseado nao conceito de massa de Pattabhi Jois.

Ele demonstrou que o caminho da purificação consiste em oito práticas espirituais.

Os primeiros quatro membros que representam Ashtanga Yoga são Yama, Niyama, Asana e Pranayama.

Elas são consideradas práticas de purificação corrigidas externamente.

Os demais grupo de membros – Pratyahara, Dhyana, Dhana – são práticas internas.

Exige Experiência

Estas extremidades só podem ser corrigidas aplicando o método de Ashtanga Yoga corretamente. Este tipo de yoga é considerado complexo e requer uma experiência por parte do praticante.

K. Pattabhi Jois afirmou que não é possível praticar esses Oito Membros e suas demais práticas externas, que incluem niyama e yama.

O corpo precisa ser forte o suficiente para realizar estas práticas.

Se o corpo for fraco e os sentidos não funcionarem bem, o treinamento não terá nenhuma utilidade para o praticante.

A filosofia aplicada por K. Pattabhi Jois é lembrar que depois de praticar Ashtanga Yoga, o corpo melhora e se torna mais forte e saudável.

O Estilo Vinyasa e Tristhana

Vinyasa é um estilo que distingue Ashtanga e seus princípios dos outros. Vinyasa é o movimento e a respiração que serve para a purificação interior. Cada movimento é acompanhado de uma única respiração.

O suor é o produto mais importante da Vinyasa.

Se você produz suor, isso significa apenas que você está praticando com sucesso. Quando você executa um asana, seu corpo produz calor que ferve o sangue e remove as toxinas do seu corpo.

As toxinas estão em seu suor. Portanto, quanto mais suor você produz, mais toxinas você libera.

Estas posturas de yoga são utilizadas para o desenvolvimento completo da força e da saúde do corpo. Várias práticas tornam isso possível.

o que e asthanga

A Ashtanga Yoga usa três poses.

Estas três poses são classificadas em diferentes níveis.

  • A primeira é a série primária, que visa tanto nivelar quanto desintoxicar o corpo.
  • A segunda é a Série Intermediária, que abre e purifica os canais de energia que entram no processo de purificação do sistema nervoso.
  • A última série é a Série Avançada de A a D. Esta série mede graça e força.

Tristhana é outro princípio da Yoga, que é a união dos três lugares de ação e atenção.

A primeira é a postura, a segunda é a técnica de respiração e a última é o foco dristhi (olhar concentrado). Estes três lugares têm que trabalhar em conjunto para cumprir esta função.

As técnicas de respiração são sincronizadas e simultaneas.

É importante tomar fôlego para um movimento. A respiração Ujayi (Respiração Vitoriosa) é uma técnica de respiração usada em Ashtanga Yoga.

O uso desta técnica deve ser estendido após cada exercício. O que você precisa dominar é manter sua postura por mais tempo enquanto prende sua respiração.

É um exercício respiratório surpreendente que aumenta o fogo interno e fortalece o sistema nervoso.

Tanto Ashtanga quanto Tristhana se concentram na respiração dristhi (olhar concentrado). Dristhi é descrito como o ponto onde você recebe sua atenção ou concentração quando executa asanas. Isto o ajuda a esclarecer e estabilizar sua mente.

A atitude da mente em relação à pureza e purificação só pode ser alcançada através da yoga de oito membros ou da Ashtanga yoga.

Venha conhecer o melhor e mais completo Treinamento Online de Yoga, Clique Aqui para ler o artigo!

O conteúdo Ashtanga Yoga aparece primeiro em Yoga ou Ioga.

O que é Yoga Nidra?

Yoga Nidra – também conhecida como yoga para dormir- é uma prática de meditação consciente e relaxamento projetada para proporcionar amplo relaxamento físico, mental e emocional.

Talvez, na primeira vez que você for praticar o Yoga Nidra você esteja ao mesmo tempo cético e curioso.

Porém, essa prática pode te colocar num estado de total relaxamento e felicidade, e ao explorar a prática ao longo dos anos, sentirá alguns de seus profundos benefícios.

Vamos agora, ver como a Yoga Nidra pode transformar completamente a sua vida?

Os benefícios do Yoga Nidra

Como disse anteriormente, a Yoga Nidra é relaxante, restauradora e regeneradora, capaz de proporcionar os seguintes benefícios aos seus praticantes.

  • Diminuir insônias
  • Acalmar os medos
  • Redução do estresse
  • Eleva a consciência e a atenção
  • Alivia a dor crônica e dependência química
  • Proporcionar sentimentos de paz, calma e clareza
  • Transforma hábitos negativos, comportamentos e modos de pensar
  • Porém, você poderia pensar: “Isso se parece muito com meditação”.

A diferença entre meditação e Yoga Nidra

Em diversos aspectos, a Yoga Nidra é semelhante à meditação. Os benefícios são parecidos e as razões pelas quais as pessoas praticam Yoga Nidra são semelhantes.

Entretanto, há diferenças claras, como as citadas a seguir:

Meditação

Postura física: A meditação é normalmente uma prática sentada na qual o corpo está confortável, mas sempre em uma posição vertical e alerta.

Atenção: Durante a meditação, direcione conscientemente sua atenção para uma âncora – como uma respiração ou mantra – embora existam muitos tipos de meditação, incluindo várias formas de meditação guiada que ajudam você a se concentrar.

Estados de Consciência: Na meditação, as pessoas podem experimentar vários estados de consciência durante a mesma meditação.

Muitos permanecem no chamado estado de despertar da consciência, que é o estado de consciência onde a maioria de nós humanos passamos a maior parte de nossas horas de vigília.

Há várias técnicas de meditação que o levarão à consciência transcendental e além dela, a estados de consciência mais elevados.

beneficios da yoga nidra

Yoga Nidra

Postura física: Nidra Yoga é normalmente praticada deitada, para que você possa se deixar ir completamente. Adereços, almofadas e cobertores são bastante utilizados, bem como qualquer coisa que possa ajudá-lo a alcançar uma posição totalmente confortável.

Fique atento! Uma prática típica da Yoga Nidra é fortemente orientada e direciona sua atenção para áreas específicas por meio de uma série de passos.

De váriasmaneiras, as instruções específicas tornam o relaxamento mais fácil do que a meditação.

Estado de Consciência: Durante a prática do Yoga Nidra, você passa a um estado de sono profundo e consciente. Você não está mais no estado de vigília da consciência, mas passa do estado de sonho da consciência para o estado de sono profundo.

Porém, sua mente está realmente desperta, e é por isso que muitas vezes falamos sobre o estado entre o sono e o despertar. Este é motivo pelo qual o Yoga Nidra é tão regenerativo para o corpo.

Em ambas as práticas, a mente é consciente; na Yoga Nidra, o corpo está em um estado mais tranquilo.

Se você quer explorar uma prática de relaxamento (e acima de tudo quer colher os benefícios), tente ambas as práticas para encontrar a que mais lhe convém. Você pode descobrir que diferentes humores ou situações requerem práticas diferentes.

Caso você seja iniciante na meditação e se sente frustrado ou tem dificuldade em meditar, a Yoga Nidra pode ser um bom ponto de partida.

Como funciona a Yoga Nidra?

Ainda que existem várias maneiras diferentes de ensinar e praticar Nidra Yoga, a maioria das práticas envolve diferentes estágios de relaxamento do corpo, da mente e das emoções.

Estas etapas podem incluir (mas não estão limitadas a)

Intenção

  • Conscientização do corpo
  • Consciência da respiração
  • Consciência emocional
  • Ver
  • “Acorda” ou reintegração

Cada passo deve levar você a um estado de consciência alterado – o estado entre o sono e o despertar – no qual você está plenamente consciente, mas no qual seu corpo e sua mente estão completamente em paz e  em profunda serenidade.

Quando você inicia sua prática de Yoga Nidra estabelecendo uma intenção consciente, e então deixa ir e permite um profundo relaxamento do corpo, mente e emoções, sua mente inconsciente se abre para novas formas de pensar, curar e realizar suas intenções conscientes.

Portanto, quer você queira experimentar o Yoga Nidra para relaxar e se livrar do estresse, quer você queira acessar mudanças verdadeiramente positivas em sua vida, a prática pode ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Se você quiser experimentar agora, assista este vídeo e sinta o poder do relaxamento profundo.

O conteúdo O que é Yoga Nidra? aparece primeiro em Yoga ou Ioga.

Leia também

Asana supta baddha konasana: postura da borboleta reclinada

A asana supta baddha konasana traduzida como a postura da borboleta (ou deusa) reclinada é uma das asanas de yoga mais relaxantes e tranquil...