2 Aulas de Yoga Grátis

ebook de yoga ou ioga

7 Benefícios da Pincha Mayurasana (Postura do Pavão)

Em sânscrito mayura significa “pavão” e asana significa “postura” ou “assento”.

Pincha Mayurasana, também conhecida como posição do pavão ou mesmo postura do antebraço é uma pose poderosa e recheada de benefícios, independente da forma como a nomeamos.

Para fazer uso da Pincha Mayurasana em sua prática, sua base de yoga precisa ser suficientemente forte. A partir do momento que você estiver pronto para praticar essa postura, estes serão os 7 benefícios dos quais vai desfrutar:

1. Melhorar seu equilíbrio

Esta postura é difícil de se manter equilibrado enquanto pratica, sendo necessário estar bastante concentrado para permanecer de pé.

Os pequenos músculos que auxiliam na estabilização do corpo durante a postura, são acessíveis sem que tenhamos que parar e refletir. O grande segredo, é que usando mais esses músculos, conseguimos um melhor equilíbrio em todas as outras áreas de nossas vidas.

2. Vitalidade física

Esta forma invertida requer uma forte tensão muscular na área externa do tronco. Os músculos que se movimentam entre as costelas são chamados de músculos serráteis e são altamente ativados na execução da Pincha Mayurasana.

Estes músculos são responsáveis pelos movimentos que fazemos com os brações para cima e para baixo, possibilitando uma posição estável enquanto estamos de cabeça para baixo.

3. Acalmar a mente

Estar de cabeça para baixo é uma maneira maravilhosa de aliviar o estresse e combater a depressão. Ele traz sangue fresco ao cérebro para revitalizar a mente e energizar o corpo.

A prática consciente e a mente presente no agora não deixa espaço para os pensamentos persistentes e perturbadores que poluem nossas cabeças todos os dias. Pincha Mayurasana nos deixa em paz e certamente menos estressados.

4. Força na parte superior das costas

A postura do pavão é conhecida por sua capacidade de fortalecer os ombros e os músculos da parte superior das costas. Você pode perceber o efeito mesmo quando está praticando! Se devidamente alinhada e guiada, a parte superior das costas pode se tornar um lugar de força e apoio.

Pincha Mayurasana postura do pavão

5. Concentração elevada

Esta postura requer toda a sua concentração e atenção para manter o equilíbrio. Se você perder de vista esta concentração, mesmo que por uma fração de segundo, você pode perder do controle.

Esta postura constrói o tipo de concentração quando você está em seu tapete que pode ser transferida para fora dali e ser aplicada em muitos aspectos diferentes de sua vida.

6. Alongamento

Mesmo que no início não seja possível concluir o Pincha Mayurasana completo, o simples movimento para cima e para baixo se estende pela frente do corpo, incluindo coxas, quadris, abdômen e tórax.

7. Desenvolver a força do braço

Pode não ser necessário dizer que aqui os braços (tríceps) são fortalecidos. Porém, são os antebraços que formam a base de sua carga e, como tal, eles (assim como seus pulsos) se tornam mais fortes a cada aperto.

Como você pode ver, uma vez que você encontre sua pose de Pincha Mayurasana, a jornada ainda não terminou. Na verdade, você acabou de começar a trabalhar em todas essas áreas específicas desta forma particular.

O conteúdo 7 Benefícios da Pincha Mayurasana (Postura do Pavão) aparece primeiro em Yoga ou Ioga.

Leia também

Asana supta baddha konasana: postura da borboleta reclinada

A asana supta baddha konasana traduzida como a postura da borboleta (ou deusa) reclinada é uma das asanas de yoga mais relaxantes e tranquil...