2 Aulas de Yoga Grátis

ebook de yoga ou ioga

Tapete de Yoga: Como Escolher o Seu? WEB


Tapete de yoga: como escolher o seu?

 A espessura do tapete de yoga varia dependendo do que você precisa dele.

Tapetes entre 1,5 e 2,5 mm são para viajar, porque não ocupam muito espaço em uma mala. Entre 3-4 mm é uma espessura padrão de tapete de yoga.

Evite tapetes de espuma, se a pressão da sua mão deixar uma marca no tapete significa que ele não tem densidade.

O tapete mede aproximadamente 175 x 60 cm, e a largura é padrão, geralmente de 60-65 cm, mas recentemente novas medidas mais amplas estão saindo.


Critérios importantes para escolher o seu tapete de yoga

De fato, as duas coisas mais importantes que você precisa para praticar yoga são seu corpo e mente, mas se você adicionar um bom tapete de yoga a isso, certamente ficará mais confortável.

Muitas pessoas me perguntam sobre as marcas de bons tapetes de yoga, mais do que marcas, eu focaria em modelos e composição / material / qualidade.

Então, com essas dicas, espero ajudá-lo a encontrar o melhor tapete de yoga para você.

A espessura

A espessura do tapete de yoga varia dependendo do que você precisa dele.

Tapetes entre 1,5 e 2,5 mm são para viajar, porque não ocupam muito espaço em uma mala. Mas eu não recomendo para um treino regular.

Entre 3-4 mm é uma espessura padrão de tapete de yoga.

Existem tapetes com 5 mm, é uma espessura mais adaptada à yoga dinâmica que inclui vinyasas para amortecer saltos. Para ashtanga yoga, pode ser uma opção, mas em posturas de equilíbrio, você pode precisar sair do tatame para encontrar uma melhor estabilidade.

Os critérios mudam ao longo do tempo e agora tapetes de camada dupla com dois materiais diferentes geralmente são os mais usados e a nova espessura padrão é de 5 mm. Mais de 5 mm, acho bem grosso. Tenha cuidado, pois pode se transformar rapidamente em um tapete de ginástica ou pilates.

Para um tapete de yoga para viagens, existem duas opções:

  • O tapete de 1,5 mm que se enrola.
  • O tapete super fino de 0,5 mm que se dobra como uma toalha e é usado para colocar em cima de outro tapete. É uma boa opção leve e prática se você for praticar em um estúdio de yoga.

A textura

Textura é o toque do material, pode ser mais ou menos áspera, lisa ou com uma textura criada dentro do material, mas o importante é que seja antiderrapante.

Evite tapetes de espuma, se a pressão da sua mão deixar uma marca no tapete significa que ele não tem densidade.

Dessa forma, é um tapete para se sentir confortável esticado para exercícios de ginástica, pilates e alongamentos. Mas não yoga.

Tapete de yoga antiderrapante

É o critério mais importante para o seu conforto. Você não quer que seu pé ou mãos escorreguem enquanto estiver em uma postura, pode ser desconfortável ou perigoso porque você colocará mais tensão para manter a posição.

As medidas

O tapete mede aproximadamente 175 x 60 cm, e a largura é padrão, geralmente de 60-65 cm, mas recentemente novas medidas mais amplas estão saindo.

Há alguns anos, novas medidas maiores apareceram: 185 x 68cm. Se você faz yoga dinâmica ou ashtanga yoga, pode ser útil. O mais importante é você se encaixar esticado.

Há também tapetes XL extra longos para homens ou para ashtanga yoga, e alguns com uma forma circular.

O peso

O peso varia de acordo com o material. É importante ter isso em mente, especialmente se você viaja com frequência com seu tapete de ioga.

O material

Talvez este seja um fator mais secundário para muitas pessoas, mas para mim é algo a ser levado em conta. Muitas vezes, optar pelo tapete mais barato significa optar por materiais duvidosos que às vezes podem se tornar tóxicos e não generosos com o meio ambiente.

O preço

É um critério muito pessoal, mas tenha em mente que um tapete de boa qualidade durará mais e você deve considerá-lo como um investimento.

Se você começar a praticar yoga, pode ser melhor escolher um preço médio e garantir que goste do toque antes de investir na versão de “luxo”.

Evite o tapete muito econômico porque sua qualidade estará à altura do preço e você acabará insatisfeito porque estragará rapidamente ou irá atrapalhar seu movimento.

O design

Design não é tudo, mas se é bonito, é apreciado. Existem inúmeros designs, estampas e cores diferentes para todos os gostos. Uma dica? Não deixe o design te cegar para outras coisas mais importantes.


Pense na sustentabilidade

A sustentabilidade não depende apenas do material, é um conceito muito mais amplo.

O material pode ser natural, ecológico natural ou feito com produtos químicos, e esses produtos químicos não têm o mesmo impacto no meio ambiente.

Leve em conta o processo de fabricação, a quantidade de água usada ou o compromisso ecológico da empresa (algumas marcas investem no plantio de árvores). Para mim, um dos critérios mais importantes é durabilidade e reciclagem.

Todos nós usamos plásticos em nossas vidas diárias, materiais móveis, plugues domésticos, eletrodomésticos, canetas,

Não podemos viver sem produtos feitos com produtos químicos, mas o que devemos evitar são produtos plásticos descartáveis que poluem e não são biodegradáveis.

Um tapete de qualidade dura muitos anos, não estraga facilmente; e, portanto, não acabará no lixo em seis meses. E nesse sentido é mais sustentável.

Se os fabricantes pudessem pensar em critérios para a fabricação, uso, durabilidade e reciclagem de tapetes, com base na economia circular, podemos falar sobre sustentabilidade.

  • Gostou de saber mais sobre como escolher um tapete de yoga?
  • Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Leia também: https://yogaouioga.com.br/beneficios/por-que-fazer-yoga/

O artigo Tapete de Yoga: Como Escolher o Seu? apareceu primeiro em Yoga ou Ioga.



Leia também

Asana supta baddha konasana: postura da borboleta reclinada

A asana supta baddha konasana traduzida como a postura da borboleta (ou deusa) reclinada é uma das asanas de yoga mais relaxantes e tranquil...