2 Aulas de Yoga Grátis

ebook de yoga ou ioga

Respiração diafragmática: o que é e para que serve?

 A respiração diafragmática é uma técnica de respiração com a qual é possível trazer uma maior quantidade de oxigênio para os pulmões em sua parte inferior. Esta área é a que tem a maior capacidade de absorver e assimilar oxigênio, portanto, esse tipo de respiração é ideal para obter maior ventilação, bem como maior enriquecimento do sangue.


A propósito, é uma técnica que fornece uma grande capacidade de limpar os pulmões durante a expiração. Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como funciona a respiração diafragmáticaeu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

A Definição de Respiração Diafragmática

Em primeiro lugar, vamos um pouco mais longe na definição de respiração diafragmática. A respiração diafragmática ou respiração profunda é um tipo de respiração que usa o músculo diafragma. Este é um músculo que está localizado na base dos pulmões.

É por isso que faz essa parte trabalhar mais. Quando ativado, ele se contrai e assume uma forma lisonjeada: graças a isso, permite que uma maior quantidade de ar entre em nossos pulmões.

Da mesma forma, no momento em que nosso diafragma relaxa, seu volume aumenta, perdendo sua forma achatada e pressionando a parte inferior de nossos pulmões.

Esse é precisamente o momento da expiração de ar dos nossos pulmões. Essa ação conjunta da respiração diafragmática consegue aumentar a quantidade de ar disponível em nosso sangue. Na verdade, melhora a quantidade de ar em circulação e, ao mesmo tempo, reduz nossa fadiga. Um ponto essencial, por exemplo, durante a prática de esportes.

No entanto, tem outros benefícios adicionais. Um dos bnefícios mais notáveis é que ela ajuda a controlar a ansiedade e o estresse, graças precisamente à sua maior capacidade de oxigenar nosso sangue e ventilação.


Como é realizada a respiração diafragmática?

Em seguida, explicarei como a respiração diafragmática é realizada. Além disso, vou recomendar alguns exercícios específicos de relaxamento que podem ajudá-lo com esse objetivo.

1.    Deite-se de costas

Em primeiro lugar, ao praticar a respiração diafragmática, devemos nos colocar em uma posição deitada, de costas. É importante se colocar nessa posição até que finalmente a dominemos. A partir desse momento, poderemos praticá-la em uma posição sentada.

Posteriormente, podemos usá-la a qualquer momento do dia a dia para se beneficiar de todas as suas vantagens. A primeira coisa que faremos é colocar as mãos no abdômen.

2.    Expulse o ar dos seus pulmões

Para iniciar a respiração diafragmática, expulsaremos o ar dos nossos pulmões. Então eliminaremos o ar completo deles. Para isso, o exercício consiste em imitar o que fazemos quando suspiramos ou bocejamos.

Portanto, levaremos o ar pela boca em vez de pelo nariz. O que estamos procurando é expulsar o ar restante ou residual de nossos pulmões para provocar a necessidade de tomar ar depois.

3.    Inicie a respiração diafragmática

Em seguida, faremos a própria respiração diafragmática. O que faremos é “direcionar” o ar em direção ao nosso abdômen. Para conseguir isso, pense que a barriga é que deve se levantar, e não os seus ombros.

4.    Deixe o ar dentro de você por alguns segundos

Depois de fazer isso, devemos manter o ar em nossos pulmões por alguns segundos. Com isso, maximizaremos a capacidade de absorção de oxigênio. Não deve haver pressão: vamos simplesmente mantê-lo dentro de nós para que nossos pulmões o absorvam.

5.    Expulse o ar

Ao expulsar o ar que retivemos no interior, devemos garantir que nossa barriga relaxe. Mais uma vez, vamos olhar para nossas mãos para saber que isso está acontecendo. Nós só temos que esvaziar nossa barriga. Com isso, nossas mãos descerão pouco a pouco. Expire devagar e não de uma só vez.

6.    Segure-se com os pulmões vazios

Este último passo consiste, de fato, em repetir os anteriores. Quando expiramos, devemos tentar tirar todo o ar de nós. À medida que sentimos que estamos relaxando e quando chegarmos ao momento em que precisamos inalar novamente, repetiremos aos mesmos passos desde o início.



Benefícios da respiração diafragmática

1. Corrigir a acidificação do sangue

Sendo um processo consciente, essa respiração nos permite pausar a frequência respiratória, evitando hiperventilação subclínica típica de estados de ansiedade ou estresse.

Dessa forma, você evitará que o sangue se acidifique devido ao excesso de oxigênio em relação ao CO2, o que leva a tonturas, nervosismo e várias síndromes neurológicas. A respiração abdominal restaura os níveis normais de CO2 em nosso sangue e nos ajuda a eliminar a ansiedade.

2. Estende a coluna

respiração diafragmática nos permite estender as vértebras pois quando a expulsão de ar ocorre, o diafragma sobe empurrando os pulmões para trás. Podemos aproveitar a oportunidade para ajudar e intensificar esse movimento com os ombros, para esticar as vértebras, ajudando-as a se separar, para evitar saliências.

3. Você guia o ritmo respiratório

respiração diafragmática nos ajuda a respirar mais lentamente e, portanto, a relaxar e tomar consciência do que fazemos, concentrando-nos nisso, deixando de lado todos os tipos de preocupações obsessivas e ciclos que geram estresse, de acordo com as teorias da atenção plena.

4. Mantenha a elasticidade pulmonar

A capacidade pulmonar máxima que alcançamos em cada respiração é de cerca de seis litros de ar e, a partir dos quarenta anos de idade, começa a diminuir. De tal forma que, quando atingimos a idade de sessenta anos, nossa capacidade pulmonar pode ser 30% menor do que tínhamos aos trinta anos.

Uma das causas é que não “treinamos” os pulmões para manter sua elasticidade e atrofia devido a alterações nos tecidos, músculos, ossos e sistema nervoso. A respiração diafragmática é um bom exercício para mantê-los elásticos e tonificados.

Gostou de saber mais sobre o que é respiração diafragmática? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Artigo relacionado: Resipração Kapalabhathi https://yogaouioga.com.br/exercicios/respiracao-kapalabhati/

O artigo Respiração diafragmática: o que é e para que serve? apareceu primeiro em Yoga ou Ioga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também

Asana supta baddha konasana: postura da borboleta reclinada

A asana supta baddha konasana traduzida como a postura da borboleta (ou deusa) reclinada é uma das asanas de yoga mais relaxantes e tranquil...