terça-feira, 25 de agosto de 2020

Energia do Chakra

Neste artigo, você aprenderá como desbloquear sua energia chakra em 7 passos simples, mas poderosos. Esta prática de 10 a 15 minutos pode ajudá-lo a desbloquear o fluxo de sua energia vital, para que você possa encontrar o equilíbrio, realizar seu maior potencial e viver de acordo com suas mais altas intenções.

A tradição iogica identifica sete centros de energia que residem em nossos corpos. Quando estes centros - ou chakras - são equilibrados e abertos, nos sentimos alinhados e completos. 

Nossas necessidades internas são atendidas e isto nos permite abrir-nos aos outros e à própria vida. Mas quando eles são bloqueados, experimentamos várias formas de resistência à vida. Sentimos uma sensação de falta, e nossa energia vital é facilmente drenada.


Embora qualquer prática de yoga possa ajudar a abrir e equilibrar seus chakras, o trabalho intencional com cada chakra individual pode ser particularmente poderoso. 

O que estou compartilhando com vocês hoje é este tipo de abordagem. Proponho uma série de sete posturas de yoga que, combinadas com poderosas afirmações, podem desbloquear a energia de seus chakras de uma maneira suave e eficaz.

Como esta prática leva apenas de dez a quinze minutos, você pode facilmente adicioná-la à sua rotina diária para manter sua energia vital fluindo dia após dia. Mas antes de chegarmos lá, vamos falar um pouco sobre o que é a energia do chakra.


O que é energia chakra?

A energia do chakra é nossa força vital, a energia da própria vida. Os chakras são sete centros de energia que são encontrados em diferentes pontos ao longo da coluna vertebral. Cada um desses centros influencia certas esferas de nossa experiência interior. 

Quando eles são equilibrados e fluem livremente com a energia vital, estamos no nosso melhor. Vivemos a vida de uma forma equilibrada e satisfatória. Mas quando um ou mais desses chakras são bloqueados ou desequilibrados, ficamos bloqueados ou desequilibrados na área ou áreas de nossa vida que correspondem ao chakra ou chakras.

Vamos explorar cada um deles com mais detalhes à medida que praticamos, mas de modo mais geral, os chakras podem afetar nosso bem-estar mental, emocional e espiritual. E bloqueios podem até aparecer no corpo, manifestando-se através de vários sintomas físicos, tais como rigidez, desconforto ou nervosismo.

Conforme a energia do chakra flui através de seu corpo, estar em sintonia com sua consciência corporal pode melhorar sua capacidade de sentir essa energia e quaisquer bloqueios que possam existir. Esta é também a razão pela qual a ioga funciona tão bem no desbloqueio da energia do chakra. A ioga é uma prática física. 

Mas mais do que isso, ele foi projetado especificamente para dobrar e torcer seu corpo para abrir espaço, aumentar a circulação e estimular e acalmar seu sistema nervoso. Se você está em harmonia com seu corpo antes, durante e depois da ioga, você pode sentir o fluxo de energia que ele libera quando você a pratica.


Como sentir a energia de seu chakra

Nem todos estão acostumados a sentir sua energia interior. Temos a tendência de passar muito tempo em nossas cabeças, prestando pouca atenção ao que está acontecendo em nosso corpo. E quando conscientizamos nossos corpos, é frequentemente para notar dores musculares, tensões e outros desconfortos. 

Ou sentimos nosso ritmo cardíaco, temperatura ou músculos envolvidos em algum tipo de movimento. Embora todas estas sejam formas úteis de se conectar com a consciência do corpo, elas são todas de natureza bruta. Com isto quero dizer que nos conectamos com a massa mais óbvia e densa de nosso corpo físico.

A energia do chakra é sutil. Para senti-lo, devemos refinar nossas percepções sensuais. Se você não tem certeza do que estou falando, pode ajudar a lembrar de uma época em que eu tomava muita cafeína. Ou, talvez, um momento em que você se sentiu sobrecarregado ou estressado. Você provavelmente sentiu um zumbido, uma energia esgotada em seu corpo. Talvez isso o tenha deixado nervoso. Notar este sentimento é um exemplo de como a energia sutil pode se sentir em seu corpo.


Qual é a sensação da energia do chakra?

À medida que você avança nesta prática para liberar sua energia do chakra, você vai querer aproveitar o que está acontecendo dentro de você sob a superfície de suas sensações físicas maiores. As sensações físicas exigirão sua atenção no início. Mas se você ficar um pouco mais na pose, repetindo sua afirmação, sua consciência do que está acontecendo com você em um nível enérgico crescerá.

A energia do chakra pode ser sentida de muitas maneiras. Algumas experiências sensoriais comuns incluem formigamento, amolecimento e calor ou frieza na área do chakra. Se você é uma pessoa mais visual, você pode ver certas cores, especialmente quando se trabalha com o terceiro olho e os chakras da coroa.

É importante notar que não há necessidade de forçar nada aqui. Se você não sente algo, isso não importa. Pode levar tempo para refinar sua consciência sobre a energia dos chakras. A postura e a afirmação terão um efeito, mesmo que não se sinta uma sensação pronunciada.


A ligação entre a respiração e a energia do chakra

No sistema iogues, a respiração é chamada prana, e é de vital importância. Prana é também a energia vital. Por mais que absorvamos oxigênio e por mais que exalemos completamente nosso dióxido de carbono, tanto prana circula em nós. 

Além disso, a respiração pode nos dar energia ou nos acalmar, dependendo de como respiramos. Os ensinamentos de yoga incluem uma variedade de pranyama, ou práticas de controle da respiração que podem ajudar a abrir e equilibrar os chakras.

Para melhorar o fluxo de energia em seus chakras durante esta prática, você precisará se concentrar em sua respiração, além de sua consciência de energia sutil. Esta é uma prática suave - adequada para iniciantes e projetada para trazer equilíbrio - por isso vamos usar um padrão de respiração simples e equilibrado.

Respire profunda e completamente durante a sessão, mantendo sua respiração lenta e estável. Combine a duração de sua inalação e exalação, expandindo e contraindo completamente seu diafragma. Em posturas onde você se sinta confortável, relaxe a barriga, permitindo que ela se expanda com seu fôlego.

Leia a continuação deste artigo aqui: https://yogaouioga.com.br/hatha/uma-pratica-para-desbloquear-os-chakras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melhorar a Saúde Mental e Física – O Caminho do Yoga

Inúmeras pessoas sofrem de doenças mentais, incluindo depressão, ansiedade e esquizofrenia. Muitas dessas pessoas encontram bastante dificu...