2 Aulas de Yoga Grátis

ebook de yoga ou ioga

O que é Mokṣa na Yoga? Definição para iniciantes

 Você sabe o que é Moksa na Yoga?

Mais um termo importante da prática a se conhecer, principalmente para quem deseja ter a Yoga como uma filosofia de vida.

Como já deve saber, nós trabalhamos para dar a você todo o conhecimento que precisa para se sentir familiarizado com a Yoga.

Se você ouviu a expressão Moksa e ficou na dúvida sobre o que isso quer dizer, leia este artigo para saber o que é Moksa e como alcançar este estágio máximo da Yoga.


O que é Moksa?

Moksa é uma forma de Yoga fundada em 2004, por dois professores canadenses de Yoga, Ted Grand e Jessica Robertson.

Apelidado de “Yoga quente” essa é uma forma vigorosa de Yoga por exercício realizado em um estúdio aquecido. Embora conhecido como Moksa Yoga no Canadá, é chamado “Modo Yoga” nos Estados Unidos e no resto do mundo.

Yoga Moksa inclui mais de 40 posturas diferentes com base na Yoga tradicional. Oferece exercícios cardiovasculares, mas reduz o estresse ao acalmar a mente.

Acredita-se que a sala aquecida desintoxica o corpo por meio do suor e relaxa os músculos para um alongamento seguro.

O sentido da Moksa é obter a consciência de ser livre. Mesmo enquanto estiver vivendo, a consciência de “eu sou livre” você deve estar sempre presente.

Particularidade da Yoga Moksa

Ao contrário da forma popular de Yoga conhecida como Bikram Yoga, a Yoga Moksa é improvisada, portanto as aulas variam.

As opções incluem fluxo Moksa (vinyasa), aulas silenciosas, aulas de música, aulas básicas de Ashtanga e até aulas de meditação e movimento.

Moksa yoga é mais do que exercício e se expande a um aspecto da responsabilidade social.

Cada estúdio de Yoga que pratica Moksa Yoga se compromete a oferecer de uma a três aulas com desconto (chamadas aulas de carma) por semana, com os lucros indo para organizações que apoiam a sustentabilidade, saúde holística e direitos humanos.

Dois estágios de Moksa (libertação)

Existem dois estágios de Moksa.

O primeiro estágio de Moksa pode ser experimentado mesmo nesta vida, mas somente depois de obter a Autorrealização de um Gnani Purush vivo (Autorrealizado).

Neste estágio de Moksa, você vive uma sensação de liberdade da infelicidade mesmo nesta vida.

O segundo estágio de Moksa é alcançado quando você se torna livre de todos os seus karmas, isto é: liberdade de todo apego aos átomos terrenos.

Nenhum único átomo permanece ligado à sua alma. Para alcançar este estágio, você precisa ter a experiência total e completa da alma em sua última vida e estar em um corpo humano.

É somente com este corpo que pode ver todo o universo, incluindo todo e cada átomo dele e então alcançar a salvação final.

Depois de ter todas essas experiências, aí você vai para Moksa, Siddha Kshetra (a morada permanente das Almas absolutamente liberadas).

Como atingir o Moksa (libertação)?

Salvação não está no conhecimento das escrituras; mas no Gnan (Conhecimento) experiencial.

A experiência do Gnan só pode ser obtida do Gnani Purush (Autorrealizado), que é a personificação da experiência absoluta do Ser.

No hinduísmo, a autorrealização é a chave para a obtenção de Moksa.

O hindu é aquele que pratica uma ou mais formas de Yoga – Bhakti e Karma e Jnana e Raja – sabendo que Deus é ilimitado e existe em muitas formas diferentes, pessoais e impessoais.

Não são consideradas quatro Yogas (disciplinas) ou Margas (caminhos) para a realização de Moksha.

Estes são:

  • Trabalhar para o Supremo (Karma Yoga)
  • Percebendo o Supremo (Jñana Yoga)
  • Meditar no Supremo (Raja Yoga)
  • Servir o Supremo, em amorosa devoção (Bhakti Yoga)

Como você pode saber se alcançou Moksa (liberação) ou não?

Quando você se torna livre da autoignorância, então alcança o estágio, que é livre de toda a infelicidade.

Nesse estágio, perceberá que está fazendo algo diferente com a sua vida do que antes da Autorrealização.

Desta experiência, poderá ver seus próprios erros e esta é a prova de que você alcançou o primeiro estágio de Moksa, como uma alma que desperta e é imparcial.

Uma vez que tenha alcançado a liberação e ido para a Siddha Kshetra (a morada permanente das Almas absolutamente liberadas).

Voce saberá que alcançou o Moksa quando sentir que você permanece na infinita bem-aventurança do Ser enquanto é aquele que Conhece e Vê todo o universo.

Incluindo o plano de existência dos humanos, animais, plantas e outras formas de vida, o mundo celestial e o reino da existência dos seres infernais.

Conclusão

Saber o que é Moksa vai ajudar você nessa caminhada que decidiu traçar em sua vida com a prática da Yoga.

Perceba que, a cada termo aprendido na Yoga, uma lição.

A libertação e o desapego da matéria são os principais fundamentos do Moksa e é preciso um pouco de paciência da sua parte até chegar a este estágio.

Agora que conhece um pouco mais sobre isso, converse com seu professor e expanda o seu conhecimento.

Mais uma vez gratidão pela sua existência e oportunidade de estar aqui.

Compartilhe este artigo com seus colegas de Yoga!

Até a próxima!

Quem Foi Paramahansa Yogananda?

 Se você decidiu praticar a Yoga vai se deparar com frases e pensamentos intelectuais de muitos personagens importantes.

Como é caso de Paramahansa Yogananda, que é uma figura de extrema relevância na Yoga.

Assim como outros gurus, Paramahansa Yogananda deixou seu legado, e para conhecer a história deste ilustre personagem, eu fiz este post para você saber basicamente tudo sobre ele.

Vamos descobrir quem foi Paramahansa Yogananda e qual a sua importância para a Yoga?


Sua Família e os primeiros passos

Paramahansa Yogananda foi o responsável por disseminar a pratica da Yoga pelo mundo.
Ele nasceu sob o nome de Mukunda Lal Ghosh em 5 de janeiro de 1893 em Gorakhpur, Índia, e era de uma família muito próspera.

Para aqueles ao seu redor, era evidente desde cedo que seu nível de consciência, bem como a extensão de suas experiências espirituais, estava muito acima do normal.

Seu pai e sua mãe eram discípulos de Lahiri Mahasaya, um renomado mestre que desempenhou um papel decisivo na reintrodução do kriya yoga na Índia moderna.

Quando Yogananda ainda era uma criança, Lahiri Mahasaya o abençoou e fez uma predição dizendo que aquele seria um grande iogue que conduziria atrás de si muitas almas ao reino de Deus.

Como foi a sua juventude

Em sua juventude, Mukunda visitou muitos sábios e santos da Índia em sua busca fervorosa por um mestre iluminado, capaz de guiá-lo em sua busca espiritual.

Foi em 1910, aos dezessete anos, que ele conheceu o venerado Swami Sri Yukteswar Giri e se tornou um de seus discípulos.

Foi no eremitério desse grande mestre de Yoga que ele passou a maior parte dos dez anos seguintes, submetendo-se à rígida, mas amorosa disciplina espiritual de Sri Yukteswar.

Em seu primeiro encontro e em outras ocasiões depois disso, Sri Yukteswar informou ao jovem discípulo que fora designado pelos deuses a espalhar a prática da Yoga na América e em todo o mundo.

Depois de concluir seus estudos na Universidade de Calcutá em 1915, Mukunda pronunciou solenemente seus votos como monge e ingressou na venerável ordem monástica dos Swamis da Índia.

Seu desejo ardente de devotar sua vida para amar e servir a Deus foi assim realizado.

Paramhansa Yogananda

Sua ida para a América

Yogananda começou o trabalho de sua vida fundando em 1917 uma escola de “estilo de vida” para meninos que combinava métodos educacionais modernos com treinamento de Yoga e ensino de ideais espirituais.

O marajá de Kasimbazar disponibilizou seu palácio de verão em Ranchi (cerca de 400 km de Calcutá) para servir de local para a nova escola.

A escola foi visitada por Mahatma Gandhi recebendo muitos elogios.

Um dia, em 1920, enquanto meditava na escola de Ranchi, Yogananda teve uma visão divina na qual foi mostrado que havia chegado o momento de começar seu trabalho no Ocidente.

Ele imediatamente partiu para Calcutá. No dia seguinte, ele foi convidado a participar como delegado do Congresso Internacional de Religiões Liberais, que foi realizado naquele ano em Boston, para representar a Índia.

O jovem chegou a Boston em setembro de 1920. Seu primeiro discurso, realizado no Congresso Internacional de Religiões Liberais, foi intitulado “A Ciência da Religião” e foi recebido com entusiasmo.

No mesmo ano, ele fundou a Self-Realization Fellowship para disseminar pelo mundo seu ensino sobre a ciência ancestral do Yoga, específica para a Índia, com sua filosofia e sua tradição secular de meditação.

O primeiro centro de meditação SRF foi inaugurado em Boston com a ajuda do Dr. MW Lewis e sua esposa, que se tornariam discípulos para o resto da vida.

Foi a partir daí que a prática da Yoga começou a ser reconhecida no mundo como um estilo de vida diferenciado de tudo o que o Ocidente já havia experimentado.

As lições que Paramahansa Yogananda deixou para a Yoga

Quem pratica a Yoga sabe que as lições deixadas por Paramahansa Yogananda são sublimes. Essas lições têm ajudado pessoas do mundo todo a entenderem a verdadeira essência da Yoga.

Vamos conhecer algumas dessas lições?

1. Sobre a meditação

Medite muito. A meditação conecta com o divino, desperta a consciência e equilibra o espírito e o corpo.

2. Use sempre a intuição

Utilize sempre a intuição para guiar seus próprios passos na vida e na jornada espiritual. As respostas estão sempre dentro de nós mesmos, assim como Deus.

3. Respeite sua alma

A alma é a entidade superior que habita em nós. Mais forte que o corpo e a mente, é ela quem nos conduz pela vida e armazena nossa essência.

4. A respiração

A respiração é essencial para o equilíbrio do corpo. Práticas de respiração recarregam nossa energia vital, equilibrando toda nossa vibração.

5. Ética sempre

Agir com ética sempre. Nunca devemos colocar nossos interesses à frente do interesse comum, pois vivemos em sociedade e a harmonia entre as pessoas é essencial para a evolução.

6. Desprenda-se

Possuir é egoísta, compartilhar é divino. O acúmulo de bens faz a sociedade sangrar.

Perceber que nada temos e a vida do outro é tão importante quanto a nossa, seria o insight que falta para que as pessoas percebam que ao invés de acumular, deveriam compartilhar.

Conclusão

O que achou ao descobrir um pouco sobre quem foi Paramahansa Yogananda? Certamente ele foi o responsável pelo o que somos e pelo o que conhecemos da Yoga.

É mais do que um personagem, para muitos, é considerado um guru espiritual que tende a guiar os passos dos praticantes da Yoga.

O que você achou deste conteúdo? Não se esqueça de compartilhar este artigo com outros praticantes de Yoga, combinado?

Gratidão e até o próximo artigo!

O conteúdo Quem Foi Paramahansa Yogananda? apareceu primeiro em Yoga ou Ioga.



Diminuir a Ansiedade Com Yoga é Possível? Confira!

 Comprovadamente, diminuir a ansiedade com yoga é possível graças aos estudos realizados nos últimos anos.

Se você acompanha algumas notícias sobre o assunto, já deve ter notado a incrível onda de yoga no campo da saúde.

Yoga não é mais visto apenas como uma atividade recreativa. Mas como uma verdadeira forma de fortalecer e manter a saúde!

Vamos conhecer agora os conceitos da prática e descobrir como diminuir a ansiedade com yoga?

O Conceito da Yoga

Yoga é uma disciplina nascida na Índia, cujo objetivo final é a libertação.

De que libertações estão falando?

Pura e simplesmente os pensamentos fúteis que cruzam nossas mentes o dia todo, as expectativas que temos dos outros, de nós mesmos, mas também de ansiedade e estresse.

Por meio da meditação, exercícios de relaxamento e respiração, a ioga ajuda a diminuir o estresse, pois ajuda encontrar a calma e a paz interior.

Analise as fontes e os diferentes tipos de ansiedade

De certo, todos podem ser afetados pela ansiedade.

Todos os especialistas nos dizem que devemos evitar este tipo de sentimento diariamente.

Isso para evitar que sua saúde mental se deteriore e se transforme em diversas doenças. No entanto, nem todos nós somos suscetíveis aos mesmos fatores de ansiedade.

Aqui está uma lista não exaustiva de fontes comuns de ansiedade que encontramos em nosso dia a dia:

• Problemas de saúde e doenças
• Uma atividade profissional na qual não somos realizados
• Uma profissão onde você tem que cumprir objetivos
• Responsabilidades diárias, como filhos, trabalho doméstico ou contas a pagar
• Pressão social emitida por familiares ou por estranhos
• A perda de um emprego
• Dificuldades familiares, como divórcio
• Uma mudança de ritmo de vida
• Um trauma
• Uma agressão sofrida
• Um desafio, etc.

Nem todos nós temos a capacidade de enfrentar e superar o estresse facilmente.

No entanto, podemos tentar remediar isso aprendendo sobre yoga e seus efeitos positivos sobre a ansiedade.

Descubra os benefícios das posturas de yoga

As repercussões da ansiedade podem ser emocionais ou físicas.

No primeiro caso, afetarão a saúde mental da pessoa que sofre.
Aqui estão um ponto em que a yoga pode ser mentalmente benéfica ajudando a diminuir a ansiedade:

Dá paz e serenidade por meio da prática regular

Durante uma sessão de ioga, a atenção se concentra nos movimentos ditados pela respiração.

A mente está, portanto, focada nas ações e não nas várias preocupações da vida cotidiana.

A prática rigorosa desta disciplina irá permitir aumentar a sua concentração.

Isso pode ser libertador em pessoas ansiosas por seu trabalho, por exemplo.
Na verdade, trabalhar com eficiência significa otimizar seu tempo.

Com isso, aumenta as chances de cumprimento de prazos e objetivos impostos que muitas vezes são estressores.

É possível diminuir a ansiedade com yoga apenas respirando?

A prática de ioga também é recomendada para pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade generalizada.

O “trabalho corporal” do yoga posturas, respiração, meditação ajuda-os a controlar as flutuações da mente.

Especialmente as técnicas de respiração da yoga são as mais eficazes para tratar as doenças mentais, inclusive.

Ao aprender a respirar melhor por meio da yoga, os praticantes se tornam mais calmos e serenos.

Também é interessante notar que os distúrbios de ansiedade são mais comuns em pacientes com distúrbios respiratórios!

Em suma, as técnicas de respiração controlada aplicadas na yoga, ajudam a diminuir a ansiedade.

Além de diminuir a ansiedade com yoga, a prática ainda ajuda no tratamento contra a depressão

As terapias baseadas na chamada meditação da atenção plena é uma alternativa igualmente eficaz aos antidepressivos para recaídas após a depressão.

De acordo com um estudo publicado na revista médica The Lancet , os resultados são impressionantes.

Após um primeiro episódio depressivo, as recaídas são muito frequentes.
Eles dizem respeito a pelo menos metade das pessoas que sofreram de depressão.

Uma probabilidade que aumenta a cada novo episódio depressivo. Para evitá-los, os antidepressivos são o tratamento padrão.

Mas os efeitos colaterais são significativos: dependência, sonolência, diarreia, tontura, tremores e podem piorar alguns casos.

Definitivamente, diminuir a ansiedade com yoga é o primeiro passo para um tratamento antidepressivo.

É uma terapia natural e que traz benefícios para o corpo e mente de um modo geral.

Muitas pessoas que antes tinham dúvidas sobre a eficácia do yoga contra a ansiedade agora têm a certeza de realmente a prática funciona.

Conclusão

Se você deseja diminuir a ansiedade com yoga é bom que comece a pratica o quanto antes.

Definitivamente, a yoga é uma excelente prática para quem deseja ter a mente mais saudável.

Se você estiver buscando soluções para isso, tente a yoga. Com toda a certeza sua vida irá mudar.

E seu ponto de vista sobre o mundo e sobre tudo o que há nele, também.
Espero que este artigo tenha te ajudado e não se esqueça de compartilhar, tá bom?

Até o próximo artigo!

O conteúdo Diminuir a Ansiedade Com Yoga é Possível? Confira! apareceu primeiro em Yoga ou Ioga.


Leia também

Asana supta baddha konasana: postura da borboleta reclinada

A asana supta baddha konasana traduzida como a postura da borboleta (ou deusa) reclinada é uma das asanas de yoga mais relaxantes e tranquil...