Você sabe o que é Moksa na Yoga?
Mais um termo importante da prática a se conhecer, principalmente para quem deseja ter a Yoga como uma filosofia de vida.
Como já deve saber, nós trabalhamos para dar a você todo o conhecimento que precisa para se sentir familiarizado com a Yoga.
Se você ouviu a expressão Moksa e ficou na dúvida sobre o que isso quer dizer, leia este artigo para saber o que é Moksa e como alcançar este estágio máximo da Yoga.
O que é Moksa?
Moksa é uma forma de Yoga fundada em 2004, por dois professores canadenses de Yoga, Ted Grand e Jessica Robertson.
Apelidado de “Yoga quente” essa é uma forma vigorosa de Yoga por exercício realizado em um estúdio aquecido. Embora conhecido como Moksa Yoga no Canadá, é chamado “Modo Yoga” nos Estados Unidos e no resto do mundo.
A Yoga Moksa inclui mais de 40 posturas diferentes com base na Yoga tradicional. Oferece exercícios cardiovasculares, mas reduz o estresse ao acalmar a mente.
Acredita-se que a sala aquecida desintoxica o corpo por meio do suor e relaxa os músculos para um alongamento seguro.
O sentido da Moksa é obter a consciência de ser livre. Mesmo enquanto estiver vivendo, a consciência de “eu sou livre” você deve estar sempre presente.
Particularidade da Yoga Moksa
Ao contrário da forma popular de Yoga conhecida como Bikram Yoga, a Yoga Moksa é improvisada, portanto as aulas variam.
As opções incluem fluxo Moksa (vinyasa), aulas silenciosas, aulas de música, aulas básicas de Ashtanga e até aulas de meditação e movimento.
Moksa yoga é mais do que exercício e se expande a um aspecto da responsabilidade social.
Cada estúdio de Yoga que pratica Moksa Yoga se compromete a oferecer de uma a três aulas com desconto (chamadas aulas de carma) por semana, com os lucros indo para organizações que apoiam a sustentabilidade, saúde holística e direitos humanos.
Dois estágios de Moksa (libertação)
Existem dois estágios de Moksa.
O primeiro estágio de Moksa pode ser experimentado mesmo nesta vida, mas somente depois de obter a Autorrealização de um Gnani Purush vivo (Autorrealizado).
Neste estágio de Moksa, você vive uma sensação de liberdade da infelicidade mesmo nesta vida.
O segundo estágio de Moksa é alcançado quando você se torna livre de todos os seus karmas, isto é: liberdade de todo apego aos átomos terrenos.
Nenhum único átomo permanece ligado à sua alma. Para alcançar este estágio, você precisa ter a experiência total e completa da alma em sua última vida e estar em um corpo humano.
É somente com este corpo que pode ver todo o universo, incluindo todo e cada átomo dele e então alcançar a salvação final.
Depois de ter todas essas experiências, aí você vai para Moksa, Siddha Kshetra (a morada permanente das Almas absolutamente liberadas).
Como atingir o Moksa (libertação)?
Salvação não está no conhecimento das escrituras; mas no Gnan (Conhecimento) experiencial.
A experiência do Gnan só pode ser obtida do Gnani Purush (Autorrealizado), que é a personificação da experiência absoluta do Ser.
No hinduísmo, a autorrealização é a chave para a obtenção de Moksa.
O hindu é aquele que pratica uma ou mais formas de Yoga – Bhakti e Karma e Jnana e Raja – sabendo que Deus é ilimitado e existe em muitas formas diferentes, pessoais e impessoais.
Não são consideradas quatro Yogas (disciplinas) ou Margas (caminhos) para a realização de Moksha.
Estes são:
- Trabalhar para o Supremo (Karma Yoga)
- Percebendo o Supremo (Jñana Yoga)
- Meditar no Supremo (Raja Yoga)
- Servir o Supremo, em amorosa devoção (Bhakti Yoga)
Como você pode saber se alcançou Moksa (liberação) ou não?
Quando você se torna livre da autoignorância, então alcança o estágio, que é livre de toda a infelicidade.
Nesse estágio, perceberá que está fazendo algo diferente com a sua vida do que antes da Autorrealização.
Desta experiência, poderá ver seus próprios erros e esta é a prova de que você alcançou o primeiro estágio de Moksa, como uma alma que desperta e é imparcial.
Uma vez que tenha alcançado a liberação e ido para a Siddha Kshetra (a morada permanente das Almas absolutamente liberadas).
Voce saberá que alcançou o Moksa quando sentir que você permanece na infinita bem-aventurança do Ser enquanto é aquele que Conhece e Vê todo o universo.
Incluindo o plano de existência dos humanos, animais, plantas e outras formas de vida, o mundo celestial e o reino da existência dos seres infernais.
Conclusão
Saber o que é Moksa vai ajudar você nessa caminhada que decidiu traçar em sua vida com a prática da Yoga.
Perceba que, a cada termo aprendido na Yoga, uma lição.
A libertação e o desapego da matéria são os principais fundamentos do Moksa e é preciso um pouco de paciência da sua parte até chegar a este estágio.
Agora que conhece um pouco mais sobre isso, converse com seu professor e expanda o seu conhecimento.
Mais uma vez gratidão pela sua existência e oportunidade de estar aqui.
Compartilhe este artigo com seus colegas de Yoga!
Até a próxima!