2 Aulas de Yoga Grátis

ebook de yoga ou ioga

Melhorar a Saúde Mental e Física – O Caminho do Yoga

Inúmeras pessoas sofrem de doenças mentais, incluindo depressão, ansiedade e esquizofrenia.

Muitas dessas pessoas encontram bastante dificuldade de acesso aos cuidados médicos necessários, mas os medicamentos ou tratamentos disponíveis podem não ser suficientes, resultando em um progresso insatisfatório.

Diante desta situação, entre outras coisas, várias pessoas com problemas de saúde mental recorrem a abordagens alternativas, como a ioga.

Como muitos de nós sabemos, a prática regular de yoga possui muitas vantagens. Além dos muitos benefícios físicos que vêm do treinamento, a prática da ioga também oferece a oportunidade de se livrar da depressão e pode ajudar a melhorar a saúde mental.

Yoga é a Melhor Opção?

A ioga consiste em exercícios físicos não competitivos envolvendo posturas sustentadas (chamadas asanas em sânscrito) combinadas com técnicas de respiração controlada e meditação.

Ao assumir posturas de yoga, os participantes se sentem mais enérgicos e ganham mais controle. Este aumento da sensação de energia leva a uma maior autoconfiança e a uma profunda sensação de satisfação.

Um estudo de Harvard e Columbia investigou a conexão entre atividade física e saúde mental, descobrindo que mais da metade dos pacientes com depressão eram capazes de reduzir seus sintomas com a prática regular de yoga.

Diversos centros de tratamento agora oferecem sessões de yoga para pacientes que sofrem de psicose e esquizofrenia. Esta abordagem ajuda os pacientes a aprenderem a se acalmar quando necessário.

A ioga ajuda a alcançar este objetivo desenvolvendo o aspecto do autoconhecimento. Várias correntes de yoga são utilizadas para ajudar as pessoas a lidar com a ansiedade e a depressão.

Parte da eficácia da ioga baseia-se em sua comprovada capacidade de aliviar o estresse e reduzir os níveis de cortisol. O estresse é muitas vezes um fator predominante que contribui para a depressão.

Para que uma pessoa possa relaxar no nível celular mais profundo, é necessário um esforço rigoroso para alcançar um estado de profunda calma e serenidade.

Práticas mente-corpo como a ioga, que se concentram na respiração profunda, rítmica e relaxante, tornam isso possível.

Coisas simples, como aprender a respirar profundamente e cultivar o controle da respiração podem ter um impacto gigantesco no humor de uma pessoa.

O Caminho do Yoga

O Efeito da Ioga

Além dos benefícios físicos e da ênfase na respiração, a ioga também inclui autoaprendizagem e introspecção.

Quer você esteja em um estado físico ou mental, ele pode ajudá-lo a encontrar clareza em todas as áreas da vida – trabalho, relacionamentos e até mesmo a capacidade de tomar tempo para si mesmo e aproveitá-lo ao máximo.

A ioga combina respiração, posturas e autoconsciência para gerar um ambiente de paz e tranquilidade, tanto externo quanto interno.

A ioga é capaz de tornar não só o corpo, mas também a mente mais flexível. A prática regular de yoga pode torná-lo mais calmo e relaxado em sua rotina diária e lhe dá a percepção e a força necessária para lidar com os desafios diários da vida sem se tornar ansioso ou estressado.

A Perseverança Mostra o Caminho

Para os iniciantes, a meditação pode ser uma forma de tédio, mas 10 minutos de concentração são suficientes para se conectar consigo mesmo, dar um passo atrás e ter uma visão holística.

Isto pode lhe dar a oportunidade de explorar múltiplas perspectivas e opções de ação, otimizar sua tomada de decisão e levar a ações bem pensadas.

A terapia de yoga também se mostrou útil para indivíduos com distúrbios alimentares.

Um estudo mostrou que a ioga ajuda as pessoas com distúrbios alimentares a melhorar suas atitudes em relação ao corpo, reduzir seus medos, tornar-se mais conscientes de seus sentimentos e administrar melhor suas refeições.

Isso explica por que a ioga está ganhando popularidade e que várias pessoas no Ocidente tenham adotado esta prática nas últimas décadas.

Yoga oferece a você um cuidado pessoal holístico: meditação, controle da respiração, asanas físicas e a antiga filosofia da yoga, que ajuda você a se recuperar da ansiedade e do estresse.

Porém, não é uma solução milagrosa e exige tempo e esforço.

É indicado praticar ioga por pelo menos 15 minutos por dia. Mesmo uma prática 3 a 5 vezes por semana pode levar a melhorias significativas.

O conteúdo Melhorar a Saúde Mental e Física – O Caminho do Yoga aparece primeiro em Yoga ou Ioga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também

Asana supta baddha konasana: postura da borboleta reclinada

A asana supta baddha konasana traduzida como a postura da borboleta (ou deusa) reclinada é uma das asanas de yoga mais relaxantes e tranquil...