2 Aulas de Yoga Grátis

ebook de yoga ou ioga

Salamba Sirsasana

Primeiro vamos traduzir este termo para o nosso bom e velho Português BR.

Salamba quer dizer “com apoio” (sa é “com” e alamba é “apoio”) e sirsa é “cabeça”

Então, vai ficar algo parecido com pose com apoio da cabeça, certo?

Este asana lhe proporciona coragem, força de vontade, concentração e autoconfiança.

O Que Você Precisa Saber

Você já experimentou fazer o Salamba Sirsasana, mas não funcionou do jeito que você queria? Aqui, desejo lhe mostrar em três passos como obter um pouco mais de segurança neste asana.

Antes de começarmos, alguns conhecimentos básicos sobre o Salamba Sirsasana, em sânscrito:

  • Salamba = unterstützt
  • Shirsha = Kopf
  • Asana = Haltung

Em português:

  • Salamba = apoiada
  • Shirsha = cabeça
  • Ásana = postura

É necessário um pouco de coragem e confiança para realizar esta pose com precisão. Especialmente porque falam que o Salamba Sirsasana possui vários pontos negativos, no pior dos casos, você pode até se machucar.

É ainda mais importante usar o bom senso e prestar atenção ao que seu corpo diz.

Se você olhar cuidadosamente enquanto pratica, você vai perceber que já aprendeu muito para esta postura invertida no básico (endireitar, afastar os ombros das orelhas, esticar e segurar a coluna cervical – deve ser possível fazer isto de um ângulo diferente).

Porém, é sempre indicado praticar regularmente asanas gerais a partir de uma posição de base fixa. Estes são exercícios permanentes que preparam o seu corpo.

Pode ser que essa postura funcione melhor para você se você não a forçar muito. Já ouvi relatos de pessoas que queriam realmente ser capaz de ficar de pé sozinho.

Talvez, a escolha consciente é você aguardar uma média de seis meses e concentrar-se em todos os outros asanas e só então voltar a prática do Salamba Sirsasana, certamente você estará mais forte e conectado consigo mesmo. Conhecendo todos os seus limites e possibilidades.

O Salamba Sirsasana é uma postura de ioga desafiadora que possui várias qualidades positivas: desenvolvemos coragem, treinamos nossa concentração e memória, fortalecemos nossa força de vontade e nossa autoconfiança.

A criatividade é aguçada. Além disso, este asana tem um forte efeito rejuvenescedor porque pelo fato de durar mais tempo e criar mais circulação na cabeça, promovendo o equilíbrio.

O apoio de cabeça é uma bênção para a coluna vertebral, pois é idealmente alinhado – se feito corretamente. As veias das pernas se tornam mais leves.

Para Quem é Recomendado?

Pode ser que você veja o Salamba Sirsasana sendo apresentado como uma posição básica com um nível de dificuldade 4 de 60 (o mesmo nível de dificuldade que Utthita Parshvakonasana).

Pergunte a qualquer praticante de yoga experiente e ele certamente lhe responderá que náo pensa dessa forma, ainda que aprecie Iyengar e sua técnica. Todos os iniciantes são completamente “esmagados” por ela e mesmo aqueles que praticam regularmente atingem rapidamente seus limites.

Compreender o Salamba Sirsasana talvez não tão simples para nós, ocidentais.

Porque muitas vezes nos sentamos, seja no carro, no escritório, em nossa mesa ou em frente ao computador, até mesmo conversamos ao telefone com o telefone entre nossos ouvidos e ombros, nos curvamos e nos deitamos no sofá depois do trabalho, isso para mencionar apenas alguns dos costumes gerais.

Em resumo, o que acontece é o seguinte: A coluna vertebral cede, os músculos se apertam, a postura natural se torna tensa. O resultado é a dor.

Se você está familiarizado com o que mencionei acima, indico fortemente que pratique ioga regularmente!

Isto esticará, torcerá e revitalizará a coluna vertebral e o pescoço, além de fortalecer os músculos ao redor da coluna vertebral. Você terá mais flexibilidade novamente. Não é à toa que muitas pessoas dizem que depois de uma aula de ioga você se sentirá 5 cm mais longo e mais ereto.

O apoio de cabeça é adequado para qualquer pessoa que tenha praticado regularmente durante 1 ano com um instrutor de ioga bem treinado e não tenha nenhuma lesão na coluna cervical.

Outros Benefícios Deste Asana

 O Rei: O Salamba Sirsasana é conhecido como o “rei dos asanas”. Como podemos perceber:

Ao nascer, geralmente a cabeça sai primeiro, depois os outros membros. O crânio envolve o cérebro, que controla o sistema nervoso e os sentidos.

O cérebro é a sede da inteligência, do conhecimento, do discernimento, da sabedoria e do poder. É a sede da alma.

No Bhagavad-Gita é dito: “Harmonia (sattva), atividade (rajas) e indolência (tamas), são as qualidades da natureza. Eles estão rapidamente unidos, ó grande Arjuna, no corpo aqui o espírito, o imortal.

Em resumo: o exercício regular tem um efeito rejuvenescedor sobre as células cerebrais, porque mais sangue flui para elas. Os pensamentos provavelmente se tornarão mais claros e a mente mais alerta.

O sistema imunológico é reforçado e os pulmões são ventilados por baixo. Isto significa que a sensibilidade a resfriados, tosse ou amigdalite reduz. O corpo retém seu calor. A formação de hemoglobina no sangue é bastante melhorada.

Evita a constipação. Você provavelmente notará que com a prática regular e correta, o Salamba Sirsasana cria equilíbrio e fortalece sua autoconfiança.

Aprenda fazer também yoga para os olhos.

O conteúdo Salamba Sirsasana aparece primeiro em Yoga ou Ioga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também

Asana supta baddha konasana: postura da borboleta reclinada

A asana supta baddha konasana traduzida como a postura da borboleta (ou deusa) reclinada é uma das asanas de yoga mais relaxantes e tranquil...