segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Yoga Além de Àsanas

 


A primeira vez que ouvimos a palavra yoga, normalmente pensamos antes de tudo no lado físico da prática, nas posturas. Porém, o que poucos sabem é que as posturas e sequências que aprendemos nas aulas são apenas um aspecto muito minúsculo da ioga.

Muitos iniciantes do ioga são atraídos principalmente pela prática física da ioga para complementar outras atividades físicas, ao mesmo tempo em que ajuda a manter um corpo flexível.

É verdade que a boa prática da ioga nos proporcionará a muitas mudanças positivas, incluindo pressão arterial mais baixa, menos dores nas costas, melhor postura e menos estresse. Entretanto, pensar na ioga como um mero exercício de alongamento e postura não ajuda você a  se desenvolver e a se conectar com o seu EU Interior.

Sim, não haja problema algum em alongar e sentir-se bem fisicamente, a prática real transcende o físico  aquilo que não podemos ver, mas sentir.

“Yogas city vritti nirodhah”

Yoga é a estabilização das flutuações da mente – Yoga Sutra 1.2

Leia também: https://yogaouioga.com.br/hatha/bhujangasana/

O asana é muitas vezes o ponto de entrada para uma prática mais profunda que está além do tapete. No momento em que o praticante está totalmente envolvido nas posturas e começa a abrir as áreas estreitas do corpo, a união do corpo, da mente e do espírito torna-se mais evidente.

Uma vez que o praticante iniciante tenha provado esta unidade, logo começa a cultivar uma consciência muito mas elevada e frequentemente começa a buscar o significado mais profundo da ioga fora do tapete.

Veja agora 6 formas de praticar ioga além dos àsanas físicos.

1) Respiração

Pranayama, ou controle da respiração, é o alicerce de todas as práticas de ioga. O controle da respiração pode ser praticado em qualquer lugar, a qualquer momento!

É excepcionalmente benéfico em situações que provocam emoções como medo, tristeza e raiva. Durante tais reações de luta ou fuga, nosso sistema nervoso simpático é estimulado.

Respirando profundamente e pausadamente, o sistema nervoso parassimpático está inflamado, o que promove relaxamento e uma sensação de calma. Pratique respirar diretamente nas sensações que você sente e veja-as mudar, assim como num tapete.


2) Sentimento

Pode parecer uma tarefa fácil, porém, quando se trata de sentimentos reais, muitos de nós instintivamente resistimos ao sentimento ou reagimos negativamente por hábito.

Assim, em vez de colocar os sentimentos de lado ou tentar controlá-los, experimente tudo o que sai e deixe-o passar por você.

3) Observar

À medida que vamos aprofundando nossa prática física, a auto-observação em momentos de desconforto prova ser uma ferramenta muito eficaz.

Experimente se afastar e observar a si mesmo e suas reações sem julgar e sem se apegar a nenhum resultado desejado. Ao testemunhar suas ações, você aprenderá a entender melhor como mudá-las ou desenvolvê-las ao passo que for avançando.

Observe com compaixão. Não é uma tarefa fácil, logo, perdoe a si mesmo.

4) Vivendo Autenticamente

Viver a verdade é a essência da ioga. Por meio da união do corpo, da mente e do espírito, nós simplesmente tomamos consciência de nossa verdade e da capacidade que todos nós temos de enfrentar nossos medos e nos movermos em uma direção que fala à nossa verdadeira natureza.

Isto pode ser alcançado apenas fazendo uma pequena ação por dia que se alinha com as ações internas. Você vai sentir quando estiver no caminho certo porque vai parecer fácil. Qualquer outra ação fará você sentir aquele buraco no estômago.

5) Dar

É essencial cuidar de si mesmo no tapete assim como é importante cuidar de seu corpo físico no tapete. Explore o que significa dar aos outros, sejam pessoas, organizações ou natureza.

Estar a serviço de alguém ou algo fora de você ajudará a elevar seu espírito e a melhorar a psicologia de sua mente.

6) Relaxe

Crie liberdade em sua vida. Não há como evitar os momentos inevitáveis de tensão na vida, então comece a perceber a doçura em torno dessa tensão e conscientemente libere-a.

Observe como ela começa a se mover lentamente à medida que você amolece. Esta é a chave. Tudo na vida é uma prática, portanto, aborde estas práticas de forma consciente e talvez uma de cada vez.

O conteúdo Yoga Além de Àsanas apareceu primeiro Yoga ou Ioga.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yoga Além de Àsanas

  A primeira vez que ouvimos a palavra yoga, normalmente pensamos antes de tudo no lado físico da prática, nas posturas. Porém, o que poucos...