2 Aulas de Yoga Grátis

ebook de yoga ou ioga

6 Posturas de Ioga Para Aliviar as Dores nas Costas

A dor nas costas é algo bastante comum, especialmente para as pessoas que levam uma rotina pouco ativa. A ioga é uma prática mental e física que pode ajudar a acalmar a mente e a esticar e fortalecer o corpo.

Várias poses de yoga podem auxiliar diretamente para a redução das dores nas costas, alongando e fortalecendo os músculos dessa região.

Porém, talvez seja melhor combinar posturas de yoga com outras formas de exercício, tais como cardio e treinamento de força para alcançar resultados mais satisfatórios.

Como a Yoga Pode Ajudar a Aliviar as Dores nas Costas?

As posturas de yoga podem ajudar você a esticar os músculos do meio e das costas. Isto pode ajudar a fortalecer áreas dos músculos que de outra forma não seriam tão úteis. Desta maneira, você pode evitar lesões causadas por músculos fracos ou sobrecarregados.

Para evitar lesões durante a prática de ioga, é essencial que você pratique estas posições lenta e suavemente.

Há evidências crescentes para apoiar o uso da ioga para certos tipos de dor. Um estudo de 2020 (em inglês)  sugere que um programa de yoga adaptado às necessidades de cada pessoa pode melhorar tanto a dor quanto a qualidade de vida.

A ioga também está ganhando popularidade como tratamento para problemas como as dores crônicas nas costas. Ela pode aliviar a dor, melhorar o funcionamento e elevar o espírito em pessoas com dores lombares crônicas.

Ainda de acordo com alguns especialistas, certos tipos de yoga parecem tratar a dor nas costas e no pescoço a curto prazo porque liberam a tensão muscular que causa sintomas de dor. Porém, as práticas por si só podem não ser tão eficazes a longo prazo.

Agora vamos ver seis posturas eficazes de yoga para dores nas costas e como elas podem ser utilizadas.

Pose da Criança

A postura da criança é tanto uma pose de descanso quanto um alongamento ativo.

Ela ocupa uma posição central em várias práticas de ioga e pode ser útil para aqueles que tentam diminuir a dor e a tensão nas costas.

  • Inicia de quatro, pernas juntas.
  • Agora mova suas mãos para frente para que seus braços fiquem totalmente estendidos.
  • Mova seu corpo para trás para que suas nádegas fiquem suavemente sobre os calcanhares.
  • Ponha sua testa sobre o chão.
  • Fique nesta posição entre 30 segundos a 5 minutos.

Cão Voltado Para Baixo              

Esta é uma pose popular em muitas práticas de ioga.

Inicie na posição de quatro, com os joelhos abaixo dos quadris e as mãos alinhadas com os pulsos e ombros.

Pressione o peso em suas mãos e levante seu corpo dos joelhos.

Levante o cóccix rumo ao teto. Seus ombros precisam naturalmente se mover para trás à medida que sua coluna vertebral e pernas se alongam. Mantenha seus joelhos ligeiramente dobrados e sinta seu cóccix subindo em direção ao teto.

Mantenha seus calcanhares ligeiramente afastados do chão no início para que você possa se mover para trás mais facilmente à medida que a posição se torna mais confortável. Pressione suas mãos e braços para baixo para sentir o alongamento na parte inferior das costas e pernas.

Pode ficar nesta posição por até um minuto.

Postura Gato-Vaca

Esta pose fornece movimento à coluna vertebral e aos músculos das costas e ombros, além de esticar o pescoço e o peito.

Para fazer essa postura, sente-se de quatro com os pulsos sob os ombros e os joelhos sob os quadris. Mantenha suas costas retas, mas relaxadas.

A cada respiração, mantenha seus braços e pernas retos e olhe para cima com sua cabeça e deixe sua barriga pressionar suavemente para baixo.

Abaixe a cabeça a cada expiração e toque seu queixo no peito. Puxe seu umbigo em direção à coluna vertebral e deixe as costas formar um arco em direção ao teto.

Continue estes movimentos suaves por pelo menos um minuto. Fique atento a todas as zonas de tensão em seu corpo e tente libertá-las e relaxar a área.

Postura da Esfinge

A postura da esfinge é outro asana que você deve fazer quando está praticando yoga em casa. É uma forma suave de esticar as costas e ativar os músculos ao longo da coluna vertebral.

Ela auxilia na liberação da tensão em toda a parte traseira e é adequado para a maioria dos iniciantes.

Inicie deitado de barriga para baixo. Deixe os seus pés alinhados com seus quadris e ponha seus dedos dos pés no chão.

Coloque seus cotovelos sob os ombros, palmas para baixo sobre o tapete.

Levante suavemente o tronco com as mãos, antebraços e cotovelos para fora do tapete. Pressione no chão com seus antebraços e mãos enquanto puxa suavemente o peito para frente.

Tente levantar a parte superior de sua cabeça até o teto. Proteja e fortaleça suas costas pressionando o triângulo pélvico no tapete e esticando o cóccix rumo a seus calcanhares.

A extensão nas costas deve ser suave, mas promover um notável alongamento e ativação da coluna vertebral e dos músculos ao longo da coluna vertebral.

Fique nesta posição por 1 minuto.

Pose da Ponte

A postura da ponte é um exercício de flexão das costas no qual a coluna, os quadris e os tendões coxa são exercitados e esticados.

  • Para fazer a pose, deite-se de costas, braços ao lado do corpo e palmas das mãos sobre o tapete.
  • Dobre os joelhos e faça com que seus calcanhares fiquem perto das nádegas, com os pés bem assentes no chão.
  • Apoie seus pés e braços e levante seu cóccix do chão até o teto. Levante até que suas coxas estejam paralelas ao chão.
  • Fique nesta posição por até um minuto.
  • Solte lentamente o corpo de volta ao tapete.
  • Mantenha esta posição por 5 a 10 segundos e repita 10 vezes durante um treino ativo.

Torção de Dois Joelhos

Esta é uma forma suave de abrir os quadris e as costas, agindo suavemente também sobre os ombros, abdômen e peito.

Deite-se de costas e estique os braços de ambos os lados do seu corpo.

Aproximar os joelhos do peito e relaxar.

Baixe as pernas lentamente até o lado do corpo, mantendo os joelhos sempre juntos.

Coloque seus joelhos em um travesseiro ou no chão. Relaxe nesta posição e mantenha-a por 30 segundos.

Traga lentamente suas pernas de volta para o centro e repita o processo do outro lado.

É indicado realizar movimentos rotativos sob a orientação de um professor de ioga certificado ou de um especialista em saúde física. Pois se forem feitos incorretamente, os movimentos de torção podem piorar os sintomas de dor nas costas.

O conteúdo 6 Posturas de Ioga Para Aliviar as Dores nas Costas aparece primeiro em Yoga ou Ioga.

Melhorar a Saúde Mental e Física – O Caminho do Yoga

Inúmeras pessoas sofrem de doenças mentais, incluindo depressão, ansiedade e esquizofrenia.

Muitas dessas pessoas encontram bastante dificuldade de acesso aos cuidados médicos necessários, mas os medicamentos ou tratamentos disponíveis podem não ser suficientes, resultando em um progresso insatisfatório.

Diante desta situação, entre outras coisas, várias pessoas com problemas de saúde mental recorrem a abordagens alternativas, como a ioga.

Como muitos de nós sabemos, a prática regular de yoga possui muitas vantagens. Além dos muitos benefícios físicos que vêm do treinamento, a prática da ioga também oferece a oportunidade de se livrar da depressão e pode ajudar a melhorar a saúde mental.

Yoga é a Melhor Opção?

A ioga consiste em exercícios físicos não competitivos envolvendo posturas sustentadas (chamadas asanas em sânscrito) combinadas com técnicas de respiração controlada e meditação.

Ao assumir posturas de yoga, os participantes se sentem mais enérgicos e ganham mais controle. Este aumento da sensação de energia leva a uma maior autoconfiança e a uma profunda sensação de satisfação.

Um estudo de Harvard e Columbia investigou a conexão entre atividade física e saúde mental, descobrindo que mais da metade dos pacientes com depressão eram capazes de reduzir seus sintomas com a prática regular de yoga.

Diversos centros de tratamento agora oferecem sessões de yoga para pacientes que sofrem de psicose e esquizofrenia. Esta abordagem ajuda os pacientes a aprenderem a se acalmar quando necessário.

A ioga ajuda a alcançar este objetivo desenvolvendo o aspecto do autoconhecimento. Várias correntes de yoga são utilizadas para ajudar as pessoas a lidar com a ansiedade e a depressão.

Parte da eficácia da ioga baseia-se em sua comprovada capacidade de aliviar o estresse e reduzir os níveis de cortisol. O estresse é muitas vezes um fator predominante que contribui para a depressão.

Para que uma pessoa possa relaxar no nível celular mais profundo, é necessário um esforço rigoroso para alcançar um estado de profunda calma e serenidade.

Práticas mente-corpo como a ioga, que se concentram na respiração profunda, rítmica e relaxante, tornam isso possível.

Coisas simples, como aprender a respirar profundamente e cultivar o controle da respiração podem ter um impacto gigantesco no humor de uma pessoa.

O Caminho do Yoga

O Efeito da Ioga

Além dos benefícios físicos e da ênfase na respiração, a ioga também inclui autoaprendizagem e introspecção.

Quer você esteja em um estado físico ou mental, ele pode ajudá-lo a encontrar clareza em todas as áreas da vida – trabalho, relacionamentos e até mesmo a capacidade de tomar tempo para si mesmo e aproveitá-lo ao máximo.

A ioga combina respiração, posturas e autoconsciência para gerar um ambiente de paz e tranquilidade, tanto externo quanto interno.

A ioga é capaz de tornar não só o corpo, mas também a mente mais flexível. A prática regular de yoga pode torná-lo mais calmo e relaxado em sua rotina diária e lhe dá a percepção e a força necessária para lidar com os desafios diários da vida sem se tornar ansioso ou estressado.

A Perseverança Mostra o Caminho

Para os iniciantes, a meditação pode ser uma forma de tédio, mas 10 minutos de concentração são suficientes para se conectar consigo mesmo, dar um passo atrás e ter uma visão holística.

Isto pode lhe dar a oportunidade de explorar múltiplas perspectivas e opções de ação, otimizar sua tomada de decisão e levar a ações bem pensadas.

A terapia de yoga também se mostrou útil para indivíduos com distúrbios alimentares.

Um estudo mostrou que a ioga ajuda as pessoas com distúrbios alimentares a melhorar suas atitudes em relação ao corpo, reduzir seus medos, tornar-se mais conscientes de seus sentimentos e administrar melhor suas refeições.

Isso explica por que a ioga está ganhando popularidade e que várias pessoas no Ocidente tenham adotado esta prática nas últimas décadas.

Yoga oferece a você um cuidado pessoal holístico: meditação, controle da respiração, asanas físicas e a antiga filosofia da yoga, que ajuda você a se recuperar da ansiedade e do estresse.

Porém, não é uma solução milagrosa e exige tempo e esforço.

É indicado praticar ioga por pelo menos 15 minutos por dia. Mesmo uma prática 3 a 5 vezes por semana pode levar a melhorias significativas.

O conteúdo Melhorar a Saúde Mental e Física – O Caminho do Yoga aparece primeiro em Yoga ou Ioga.

Como Fazer a Bhujangasana – A Pose de Cobra

A ioga tem sido praticada desde os tempos remotos e ainda é bastante popular atualmente. A prática regular da ioga mantém o corpo saudável e pode prevenir várias doenças. Há diversas posturas de yoga, das quais Bhujangasana é uma das mais importantes.

Bhujangasana também é conhecida como sarpasana, cobra asana ou mudra de cobra.

Nesta postura, o corpo toma o formato de uma cobra

Bhujangasana é a terminologia da língua sânscrita, que é composta de duas palavras, a primeira das quais é Bhujang e a segunda é Asan. Aqui Bhujang quer dizer cobra e Asana significa postura de yoga.

Por isso é chamada também de postura de cobra.

Bhujangasana se enquadra na categoria de Hatha Yoga. Este asana é a oitava postura dos 12 passos da Surya Namaskar. Com esta postura os músculos de nosso corpo se fortalecem, a coluna vertebral se fortalece, eliminando até mesmo  as dores nas costas.

Pode também aliviar o estresse, ansiedade e a depressão, proporcionando uma profunda paz interior. Esta postura é muito benéfica para aqueles que querem ter um corpo magro.

O Jeito Certo de Fazer Este Asana

Para fazer a pose da cobra você precisa primeiro escolher um lugar limpo e arejado. Depois deitar-se no tapete, com a barriga para baixo.

  • Mantenha as duas pernas retas, as solas dos pés levantadas e os dedos dos pés juntos. Mantenha sua testa em uma posição relaxada no chão.
  • Garanta que ambos os pés e o calcanhar toquem um no outro.
  • Agora coloque as palmas das duas mãos debaixo do ombro e mantenha os dois cotovelos paralelos ao chão.
  • Depois de ter alcançado esta posição, primeiro respire fundo, segure-a com as duas mãos, levante a cabeça, depois o pescoço e finalmente o peito e a barriga.
  • Respire continuamente até que suas costas estejam arqueadas.
  • Perceba que apenas o corpo deve subir da cabeça ao umbigo e que o corpo deve descansar uniformemente no chão desde a extremidade inferior do umbigo até os dedos dos pés.
  • Se possível, mantenha suas palmas das mãos e braços perfeitamente retos e incline sua cabeça para trás.
  • Fique olhando para cima.
  • Esta postura é completa quando a cabeça, o pescoço e o peito são levantados acima da cintura como uma cobra.
  • Não exerça pressão sobre seus ombros durante este tempo, ainda que seus cotovelos estejam ligeiramente dobrados.
  • Agora, olhar para o céu pode dificultar que você respire por 5 a 10 segundos.
  • Se você não consegue parar de respirar, faça-o normalmente.
  • No começo, enquanto faz este asana, permaneça nesta postura por um tempo, mas aumente gradualmente a duração desta postura.
  • Uma vez que você iniciou a pratica deste asana, você não deve interrompê-lo. Se o fizer, é muito provável que você sinta dores nas costas e no pescoço.
como fazer Bhujangasana-pose da cobra

Bhujangasana  e os Benefícios

A prática de Bhujangasana parece ser simples para todos, mas no começo é muito dolorosa, requer prática regular. Este asana é praticado dobrando o pescoço e as costas, para que o corpo se beneficie com isso.

A postura de Cobra é considerada uma boa postura de yoga para a perda de peso, ajuda a eliminar a gordura de nosso corpo e também corrige a atividade metabólica.

Ótimo para as mulheres que têm problemas relacionados ao seu ciclo menstrual.

O principal benefício da Bhujangasana Yoga vai para as dores nas costas. Também pode aumentar a força e a flexibilidade da coluna vertebral.

Fortalece os músculos do peito, ombros, braços e abdômen.

Elimina as toxinas acumuladas em seu corpo.

Este asana ativa o pâncreas.

Além disso, este mudra ativa todo o corpo, estimula os órgãos internos e aumenta a circulação sanguínea.

Cuidados Necessários

Mulheres que estão grávidas, ou que têm uma costela ou pulso rasgado, ou que foram submetidas recentemente a uma cirurgia abdominal, como uma hérnia, devem evitar este asana.

Se você é um iniciante, pratique este asana sob a orientação de um instrutor de ioga.

Se você tiver um problema com hipotireoidismo, pratique este asana apenas depois que consultar um médico.

O conteúdo Como Fazer a Bhujangasana – A Pose de Cobra aparece primeiro em Yoga ou Ioga.

Supta Padangusthasana – Ótimo Para Fortalecer as Articulações dos Joelhos

Nossos joelhos funcionam como um escudo protetor para cada movimento do corpo para irmos aos lugares que desejamos.

Sabemos que a prática da yoga não se trata somente de melhorar as habilidades físicas, mas também de bem-estar mental.

Razão pela qual hoje iremos falar sobre a Supta Padangusthasana e como ela pode ajudar a fortalecer as articulações do joelho, evitando o desgaste natural. Os asanas da ioga influenciam nossa mente de forma positiva, gerando um equilíbrio de pensamentos e emoções.

Em geral, o ser humano é guiado por seu ego, e com a ajuda de algumas posturas de ioga como “Supta Padangusthasana”, este processo de pensamento pode ser alterado.

Se você pratica “Supta Padangusthasana”, pode ser que você levanta a perna perto do peito sem pensar na eficácia da postura.

A ioga é útil para compreender e ouvir nosso corpo e viver um estilo de vida que nos ajuda a manter nosso estado mental e físico para trabalhar em seu nível ideal e alcançar certo equilíbrio. 

A ioga nos ensina a ouvir nosso corpo e experimentar os benefícios de uma postura a partir de uma perspectiva mais profunda. Veja agora alguns dos mais extraordinários benefícios à saúde proporcionados pela prática de Supta Padangusthasana

Benefícios do Supta Padangusthasana

  • A Supta Padangusthasana é útil para eliminar dores nas costas.
  • As pessoas que levam uma vida sedentária devem começar a praticar ioga porque seus corpos são mais rígidos do que os de outras pessoas que praticam ioga ou se movimentam. Isto melhora a circulação sanguínea e eleva a flexibilidade.
  • Várias pessoas sentam em uma postura incorreta e quando praticam Supta Padangusthasana, se preocupam em reduzir a tração na região lombar. Isto ajuda a diminuir a compressão excessiva devido à má postura.
  • A Supta Padangusthasana é praticada no chão (em um tapete de yoga) e neste asana os tendões das coxas são efetivamente esticados para trazer a pélvis de volta à posição. Esta prática deixa mais espaço para os músculos das costas e reduz a tensão nesta área.
  • Ativa  as glândulas prostáticas e aumentar a flexibilidade e o movimento ao abrir os flexores de quadril.
Padangusthasana beneficios

O Que é Uma Glândula Prostática?

Esta glândula está localizada nas extremidades inferiores do corpo e a glândula prostática parece uma pequena noz. Esta glândula desempenha um papel importante, especialmente no corpo masculino.

Ao praticar o Supta Padangusthasana, ele ajuda a criar uma pressão mais profunda sobre a glândula prostática ao esticar e pressionar as pernas em uma posição diferente, resultando em uma liberação hormonal mais suave.

Se a próstata está saudável, o resultado é um funcionamento suave e eficiente do corpo.

Mais Benefícios da Supta Padangusthasana

  • Alonga  músculos isquiotibiais, parte interna da coxa e panturrilha..
  • Indicado para o tratamento de dores artríticas nos joelhos e quadris.
  • Alinhamento da pélvis.
  • Ativar e massagear os órgãos do estômago, e isto ocorre  em quase todas as posturas de yoga.
  • Desintoxica o intestino e alivia as cólicas menstruais.
  • Fornece suprimento de sangue adicional a todos os órgãos como rins, fígado e pâncreas.

O conteúdo Supta Padangusthasana – Ótimo Para Fortalecer as Articulações dos Joelhos aparece primeiro em Yoga ou Ioga.

Matsyasana – A Pose do Peixe

Na crença hindu é dito que Matsyasana pertence a uma das encarnações do DeusVishnu, que é o guardião do universo. Fala também, com certa frequência, que a terra se tornou corrupta e que a inundação varreria a terra por completo.

Vishnu assumiu o avatar de uma postura de pesca chamada Matsya e depois levou todos os diferentes sábios a um lugar seguro e assim preservou toda a sua sabedoria.

Este asana em particular, tem como objetivo ser ao mesmo tempo focado e resistente quando se sente desequilibrado, como Matsya que está preso e mantém a terra e o mar em equilíbrio.

É muito importante que você se certifique de que seu estômago e seus intestinos permaneçam vazios antes de fazer este asana especial. É aconselhável reservar algum tempo entre a última refeição e a atividade física e ter tempo suficiente para digerir os alimentos com facilidade.

Este asana também funciona melhor se você o praticar no período da manhã, porém, você também pode praticá-lo à noite.

Como Fazer Matsyasana?

como fazer pose do peixe Matsyasana

O primeiro passo é você se deitar de costas. Certifique-se de que suas pernas estão conectadas e suas mãos descansam confortavelmente ao lado do seu corpo.

Coloque as palmas das mãos debaixo dos quadris com as palmas de frente para o chão. Depois, junte os cotovelos e coloque-os também mais perto da cintura.

Suas pernas devem agora ser cruzadas para que seus pés sejam cruzados no meio e suas coxas e joelhos estejam descansando no chão.

Em seguida, inspire e levante o tórax para que sua cabeça seja levantada e a coroa toque o chão.

Certifique-se de que o peso de seu corpo repousa sobre seus cotovelos e não sobre sua cabeça. Ao levantar o peito, tente fazer pressão sobre as omoplatas.

Mantenha esta posição desde que ela seja confortável para você. Sustenha sua respiração normalmente.

Expire e depois solte esta posição levantando a cabeça e deixando seu peito cair no chão. Agora solte suas pernas e relaxe.

Dicas Importante

É melhor evitar esta posição em particular se você sofrer de pressão alta ou baixa. Os pacientes que sofrem de insônia e enxaquecas também precisam evitar esta postura.

No caso de uma lesão nas costas, é fortemente recomendado não tentar esta postura. Como iniciante na prática de yoga em casa, você pode sentir alguma tensão no pescoço ao praticar este asana.

Para evitar isso, você pode abaixar ligeiramente o peito ou até mesmo dobrar um travesseiro ou cobertor sob sua cabeça até que você se sinta realmente confortável nesta posição.

Benefícios da Pose do Peixe

  • Um texto tradicional fala que Matsyasana é “o inimigo de todas as doenças”.
  • Também ajuda a diminuir o peso corporal.
  • Matsyasana controla a circulação do sangue.
  • Pode restaurar a força da coluna vertebral e o equilíbrio geral do corpo e melhorar a postura.
  • O Matsyasana é abre o quadril. É destinado a pessoas com extensões de quadril profundas e cronicamente apertadas.
  • O Matsyasana também estimula o chakra do terceiro olho (Ajna chakra) e o chakra da garganta (Vishuddha chakra).
  • A Pose do Peixe representa poderosas batalhas contra a insônia e torna a glândula pineal forte para que você possa dormir bem à noite.
  • Ajuda contra a constipação, tensão ou estresse, doenças respiratórias e ansiedade.
  • Eleva a capacidade pulmonar.

O conteúdo Matsyasana – A Pose do Peixe aparece primeiro em Yoga ou Ioga.

Salamba Sirsasana

Primeiro vamos traduzir este termo para o nosso bom e velho Português BR.

Salamba quer dizer “com apoio” (sa é “com” e alamba é “apoio”) e sirsa é “cabeça”

Então, vai ficar algo parecido com pose com apoio da cabeça, certo?

Este asana lhe proporciona coragem, força de vontade, concentração e autoconfiança.

O Que Você Precisa Saber

Você já experimentou fazer o Salamba Sirsasana, mas não funcionou do jeito que você queria? Aqui, desejo lhe mostrar em três passos como obter um pouco mais de segurança neste asana.

Antes de começarmos, alguns conhecimentos básicos sobre o Salamba Sirsasana, em sânscrito:

  • Salamba = unterstützt
  • Shirsha = Kopf
  • Asana = Haltung

Em português:

  • Salamba = apoiada
  • Shirsha = cabeça
  • Ásana = postura

É necessário um pouco de coragem e confiança para realizar esta pose com precisão. Especialmente porque falam que o Salamba Sirsasana possui vários pontos negativos, no pior dos casos, você pode até se machucar.

É ainda mais importante usar o bom senso e prestar atenção ao que seu corpo diz.

Se você olhar cuidadosamente enquanto pratica, você vai perceber que já aprendeu muito para esta postura invertida no básico (endireitar, afastar os ombros das orelhas, esticar e segurar a coluna cervical – deve ser possível fazer isto de um ângulo diferente).

Porém, é sempre indicado praticar regularmente asanas gerais a partir de uma posição de base fixa. Estes são exercícios permanentes que preparam o seu corpo.

Pode ser que essa postura funcione melhor para você se você não a forçar muito. Já ouvi relatos de pessoas que queriam realmente ser capaz de ficar de pé sozinho.

Talvez, a escolha consciente é você aguardar uma média de seis meses e concentrar-se em todos os outros asanas e só então voltar a prática do Salamba Sirsasana, certamente você estará mais forte e conectado consigo mesmo. Conhecendo todos os seus limites e possibilidades.

O Salamba Sirsasana é uma postura de ioga desafiadora que possui várias qualidades positivas: desenvolvemos coragem, treinamos nossa concentração e memória, fortalecemos nossa força de vontade e nossa autoconfiança.

A criatividade é aguçada. Além disso, este asana tem um forte efeito rejuvenescedor porque pelo fato de durar mais tempo e criar mais circulação na cabeça, promovendo o equilíbrio.

O apoio de cabeça é uma bênção para a coluna vertebral, pois é idealmente alinhado – se feito corretamente. As veias das pernas se tornam mais leves.

Para Quem é Recomendado?

Pode ser que você veja o Salamba Sirsasana sendo apresentado como uma posição básica com um nível de dificuldade 4 de 60 (o mesmo nível de dificuldade que Utthita Parshvakonasana).

Pergunte a qualquer praticante de yoga experiente e ele certamente lhe responderá que náo pensa dessa forma, ainda que aprecie Iyengar e sua técnica. Todos os iniciantes são completamente “esmagados” por ela e mesmo aqueles que praticam regularmente atingem rapidamente seus limites.

Compreender o Salamba Sirsasana talvez não tão simples para nós, ocidentais.

Porque muitas vezes nos sentamos, seja no carro, no escritório, em nossa mesa ou em frente ao computador, até mesmo conversamos ao telefone com o telefone entre nossos ouvidos e ombros, nos curvamos e nos deitamos no sofá depois do trabalho, isso para mencionar apenas alguns dos costumes gerais.

Em resumo, o que acontece é o seguinte: A coluna vertebral cede, os músculos se apertam, a postura natural se torna tensa. O resultado é a dor.

Se você está familiarizado com o que mencionei acima, indico fortemente que pratique ioga regularmente!

Isto esticará, torcerá e revitalizará a coluna vertebral e o pescoço, além de fortalecer os músculos ao redor da coluna vertebral. Você terá mais flexibilidade novamente. Não é à toa que muitas pessoas dizem que depois de uma aula de ioga você se sentirá 5 cm mais longo e mais ereto.

O apoio de cabeça é adequado para qualquer pessoa que tenha praticado regularmente durante 1 ano com um instrutor de ioga bem treinado e não tenha nenhuma lesão na coluna cervical.

Outros Benefícios Deste Asana

 O Rei: O Salamba Sirsasana é conhecido como o “rei dos asanas”. Como podemos perceber:

Ao nascer, geralmente a cabeça sai primeiro, depois os outros membros. O crânio envolve o cérebro, que controla o sistema nervoso e os sentidos.

O cérebro é a sede da inteligência, do conhecimento, do discernimento, da sabedoria e do poder. É a sede da alma.

No Bhagavad-Gita é dito: “Harmonia (sattva), atividade (rajas) e indolência (tamas), são as qualidades da natureza. Eles estão rapidamente unidos, ó grande Arjuna, no corpo aqui o espírito, o imortal.

Em resumo: o exercício regular tem um efeito rejuvenescedor sobre as células cerebrais, porque mais sangue flui para elas. Os pensamentos provavelmente se tornarão mais claros e a mente mais alerta.

O sistema imunológico é reforçado e os pulmões são ventilados por baixo. Isto significa que a sensibilidade a resfriados, tosse ou amigdalite reduz. O corpo retém seu calor. A formação de hemoglobina no sangue é bastante melhorada.

Evita a constipação. Você provavelmente notará que com a prática regular e correta, o Salamba Sirsasana cria equilíbrio e fortalece sua autoconfiança.

Aprenda fazer também yoga para os olhos.

O conteúdo Salamba Sirsasana aparece primeiro em Yoga ou Ioga.

O Que é Trikonasana e Quais Seus Benefícios?

O significa ao pé da letra é Triângulo triangular. Ásana – Pose; em sânscrito: त्रिकोणासन; escrito como – trih-koh-nah-sah-nah

Este asana é como um triângulo. O nome vem da palavra sânscrita त्रिकोण (tricone), que significa triângulo, e आसन (asana), que quer dizer atitude.

Este asana é conhecido por esticar os músculos e melhorar as funções corporais normais. Ao contrário da maioria dos outros asanas da ioga, é preciso que você mantenha os olhos abertos enquanto pratica para manter o equilíbrio.

O que você precisa saber antes de praticar um asana

Como com outros asanas de yoga, é necessário que o estômago e os intestinos estejam vazios quando se pratica asanas.

Certifique-se de que haja pelo menos quatro ou seis horas entre a alimentação e a prática. Isso lhe dará tempo suficiente para digerir os alimentos e gerar energia para o exercício.

As manhãs também são excelente para a prática do yoga. Porém, se você não pode praticar ioga pela manhã, a noite também é um bom momento.

Características

  • Nível: Iniciantes
  • Estilo: Vinyasa
  • Duração: 30 segundos
  • Repete: 3-5 em cada perna…
  • Forças: tornozelos, coxas, joelhos…
  • Alongamento: tornozelos, virilha, coxas, ombros, joelhos, quadris, panturrilhas, cordas cervicais, peito e coluna vertebral.
asana

Como fazer Trikonasana

  • Fique de pé e abra suas pernas a cerca de um metro de distância, aproximadamente.
  • Certifique-se de que seu pé direito esteja em um ângulo de 90 graus para fora e seu pé esquerdo esteja em um ângulo de 15 graus.
  • Alinhar o centro do calcanhar direito com o centro do arco do pé esquerdo.
  • Lembre-se de que seus pés estão descansando no chão e seu peso está uniformemente distribuído sobre ambos.
  • Respire fundo e, ao exalar, dobre seu corpo para a direita de seus quadris inferiores, certificando-se de que sua cintura esteja reta. Levante sua mão esquerda e deixe sua mão direita tocar o chão. Ambos os braços devem formar uma linha reta.
  • Dependendo de seu nível de conforto, coloque sua mão direita sobre a perna, tornozelo ou pé direito no chão. Onde quer que você coloque sua mão, tenha cuidado para não desalinhar os quadris de sua cintura. Verifique rapidamente sua mão esquerda. Deve ser esticado em direção ao teto e alinhado com o ombro superior. Deixar a cabeça em uma posição neutra ou virá-la para a esquerda com os olhos fixos na mão esquerda.
  • O corpo deve ser dobrado para os lados e não para frente ou para trás. O peito e a pélvis precisam estar bem abertos.
  • Estique-se o máximo possível e concentre-se na estabilização de seu corpo. Respire fundo e profundamente. Procure relaxar ainda mais seu corpo a cada exalação.
  • Inspire e levante-se. Relaxe suas mãos sobre o quadril e endireite seus pés.
  • Repita com sua perna esquerda.

Vantagens do Trikonasana

Veja as incríveis qualidades do Trikonasana.

  • Ele fortalece os joelhos, tornozelos, pernas, peito e ombros.
  • Estica completamente e abre a virilha, quadris, tendões, assim como o peito, as costas e os ombros.
  • Eleva a estabilidade física e mental.
  • Melhora a digestão e estimula todos os órgãos abdominais.
  • Ajuda a diminuir a dor nas costas e a dor ciática. Também serve como terapia para pés chatos, osteoporose, dores no pescoço e infertilidade.
  • Reduz o estresse e cura a ansiedade.

Recomendações Para Iniciantes

Aqui estão algumas dicas úteis que você pode usar como um iniciante.

Para iniciantes, pode ser uma ótima ideia travar a parte de trás do calcanhar ou a parte de trás da parte superior do corpo contra a parede para manter uma postura estável.

Garanta que suas costas estejam perfeitamente retas durante as asanas.

E torça seu corpo, não o torça ao longo de seus quadris.

Existe Uma Ciência Neste Asana

Este asana faz você perceber o quanto suas pernas são graciosas e poderosas. Quando você se sente conectado à metade inferior do seu corpo, Trikonasana pode reacender sua fé nas maravilhas da “parte inferior”.

Este asana incentiva a expansão, a estabilidade e a igualdade. Estes são os três princípios físicos da hatha yoga.

Como muitos outros, é uma combinação de diversos elementos. Ele inspira força e estabilidade nas pernas e pés além de expandir o tronco. Quando os braços e pernas são estendidos, a igualdade (a mesma) é criada no corpo.

Ao equilibrar as pernas, braços e parte superior do corpo, o cérebro se torna autônomo e estável. Quando o cérebro se estende até a borda do corpo e volta sua atenção para dentro, a verdadeira experiência de yoga, ou unificação, inicia.

O conteúdo O Que é Trikonasana e Quais Seus Benefícios? aparece primeiro em Yoga ou Ioga.

Leia também

Asana supta baddha konasana: postura da borboleta reclinada

A asana supta baddha konasana traduzida como a postura da borboleta (ou deusa) reclinada é uma das asanas de yoga mais relaxantes e tranquil...