2 Aulas de Yoga Grátis

ebook de yoga ou ioga

Praticar Yoga Para Prisão de Ventre

 A constipação é um fenômeno que afeta cada vez mais pessoas em todo o mundo, mesmo as mais jovens. No entanto, isso é bastante desagradável na vida cotidiana, especialmente se tornar recorrente. Felizmente, a prática da yoga para prisão de ventre pode te ajudar!

Portanto, para ajudar você a entender mais sobre a prática da yoga para prisão de ventreeu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!


O que é constipação?

A constipação se deve a uma importante fonte de toxinas presentes no corpo e pode levar a muitos outros distúrbios.

Este último pode ser causado por vários fatores:

  • O estresse,
  • A ausência de atividade física,
  • Má nutrição,
  • Um sono ruim,
  • Ou um sistema imunológico enfraquecido.

As causas podem ser múltiplas e afetar a capacidade de descarte de resíduos.

Por que praticar yoga para prisão de ventre?

Nossas funções fisiológicas são garantidas por 5 energias diferentes.

Essas energias são chamadas de Vayuet, incluindo:

  • Prana Vayu: a energia que garante o bom funcionamento do sistema respiratório e cardíaco. Este último está localizado na caixa torácica.
  • Apana Vayu: a energia responsável pelo descarte de resíduos e pelo bom funcionamento do sistema reprodutivo. Está localizado abaixo do umbigo.
  • Samana Vayu: a energia que lida com assimilação digestiva. Isso está localizado da caixa torácica até o umbigo, no nível do Chacra do Plexo Solar.
  • Udana Vayu: a energia responsável pelas funções cerebrais. É da garganta até o topo do crânio.
  • E, finalmente, Vyana Vayu: a energia que garante a coesão das células, bem como o bom funcionamento das funções fisiológicas. Como resultado, este último está localizado em todo o corpo.

Essas energias estão conectadas umas às outras e operam de forma interdependente. De fato, para harmonizar e cuidar do seu corpo, tudo começa com a energia de Prana Vayu. Este último estimula o bom funcionamento do coração e do sistema respiratório.

Se estes funcionarem corretamente, isso leva a um bom funcionamento da assimilação digestiva, levando a uma melhor eliminação de resíduos. Mas não para por aí…

Se o seu sistema de eliminação funcionar de forma eficaz, isso leva a um melhor funcionamento cerebral e até celular. Em outras palavras, tudo começa com a nossa respiração. De fato, uma respiração controlada, profunda e completa permite que o corpo e suas funções funcionem melhor.

Portanto, para aliviar a constipação, tudo começa com uma boa respiração.


Controle da respiração e atividade física

Você pode exercitar sua respiração através da prática física, como corrida, natação ou yoga. Escolha uma atividade que você goste, onde você perceba a importância da sua respiração. Na verdade, é com a atividade física regular que você aprende a se fortalecer, mas também a gerenciar melhor sua respiração.

Mas os benefícios da prática da yoga não param por aí. A atividade física também fortalece o sistema cardíaco, ativa a circulação sanguínea ou estimula seus órgãos. Muitos elementos podem afetar a melhora da sua constipação.

A vantagem da yoga é que ela reúne os benefícios físicos desejados, ao mesmo tempo em que dá grande importância à respiração.

Como funciona a yoga para prisão de ventre?

A prática regular de yoga atuará em 2 pontos fundamentais para combater a constipação:

1.    Desbloqueando o diafragma

De fato, quando a área inferior do abdômen está bloqueada ou contraída (falta de exercício, má respiração, má nutrição…), os órgãos do sistema digestivo não podem funcionar adequadamente. Portanto, a assimilação não pode ser feita, e isso cria uma eliminação mais complicada.

Na yoga, falamos sobre Bandha. Bandha é o termo usado quando a energia é bloqueada e não circula mais em certas partes do corpo. No entanto, a prática de yoga ajudará você a relaxar esta região com exercícios de alongamento e respiração.

2.    Ajustando o sistema nervoso

Um corpo constipado é um corpo com um sistema nervoso desordenado, devido à respiração muito curta e rápida. Com a yoga, você relaxa seu sistema nervoso, melhorando sua respiração.

Assim, você estimulará a purificação do seu corpo, a eliminação de toxinas, melhora a qualidade do seu sono, mas também o seu sistema de eliminação. Um círculo positivo por excelência!

Posturas de ioga para evitar a constipação

É essencial criar uma rotina e praticá-la diariamente, a fim de recuperar seu bem-estar intestinal. Você verá que, depois de alguns dias, já poderá ver uma grande melhora.

Esticar a área do abdômen

Ao esticar sua cinta abdominal, chakra do Plexo solar, você evacua o estresse e os bloqueios presentes nesta área. Esses alongamentos também regulam o sistema nervoso e estimulam uma melhor respiração, pois muitas vezes abrem a área da caixa torácica.

Assim, permitem que seu sistema de eliminação seja estimulado, mas também acalmado.

Torções para combater a dor de estômago

De fato, as torções são muito eficazes para os casos mais graves de constipação.

Em suma, a torção realizada no estômago torna possível massagear os órgãos do sistema digestivo, permitindo que a energia circule melhor, mas acima de tudo para fortalecer os intestinos e o estômago.

Portanto, as torções são ideais para reduzir o inchaço e quaisquer outras dores de estômago.



Conclusão

É claro que, além de praticar yoga para prisão de ventre, você também deve levar uma vida saudável para garantir o bom funcionamento do seu corpo.

Gostou de saber mais sobre a yoga para prisão de ventre?Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Curso de yoga online para iniciantes

Aulas de yoga online para iniciantes

O conteúdo Praticar Yoga Para Prisão de Ventre apareceu primeiro em Yoga ou Ioga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também

Asana supta baddha konasana: postura da borboleta reclinada

A asana supta baddha konasana traduzida como a postura da borboleta (ou deusa) reclinada é uma das asanas de yoga mais relaxantes e tranquil...